terça-feira, 31 de agosto de 2010

"Para resolver, vamos despolitizar o pedágio"


Transportadores aplaudem soluções de Beto Richa para os gargalos na infraestrutura do Paraná

Em sabatina com 100 empresários do transporte organizada pelo Sindicato e pela Federação das Empresas de Transportes de Carga do Paraná (Setcepar e Fetranspar), na noite de segunda-feira (30), Beto Richa encerrou sua apresentação sob aplausos. “Saio daqui convencido de que hoje o Paraná tem uma boa proposta, que envolve o diálogo entre o governo, a sociedade e o segmento produtivo para que o Paraná cresça”, afirmou o presidente do Setcepar-Ponta Grossa, Mauri Marcelo Bevervanço.

Beto voltou a afirmar que, ao assumir o governo, vai despolitizar a questão do pedágio, que no Paraná já foi alvo de ações eleitoreiras em duas ocasiões e nunca foi resolvido. “Eu vou chamar as empresas para uma conversa e vamos fazer prevalecer o interesse público, para termos uma tarifa adequada e retomar as obras para garantir a segurança dos usuários”, explicou. “O que falta hoje ao governo é vontade política, competência e diálogo para resolver. E isso eu tenho.”

A infraestrutura, que afeta diretamente o segmento de transportes, é um gargalo crítico, afirmou Richa “Vamos ter um Plano Estadual de Logística e Transporte, para atender a questão do porto de Paranaguá, que terá administração profissional; vai contemplar o Plano Aeroviário, para estruturar aeroportos regionais e o Afonso Pena; vai recuperar as estradas, pavimentar vias rurais e ligações entre municípios para escoar a safra, com 60 patrulhas rodoviárias”, disse.

Segurança

Em relação à segurança pública, tema de crescente preocupação no setor de transportes, de acordo com o presidente do Setcepar, Aldo Fernando Nunes, Beto disse que além de contratar aproximadamente 5.000 policiais, retomar o sistema de módulos e policiamento comunitário e construir novos presídios, vai promover parcerias com municípios, para implantar monitoramento de segurança por câmeras de vídeo. Diferentes organismos policiais, como a Interpol, a Polícia Federal e a União, serão parceiros para aumentar a vigilância sobre as fronteiras, por onde entram armas e drogas como o crack, que hoje está presente nos 399 municípios paranaenses, sem ser alvo de ações efetivas do governo estadual. “Teremos uma política pública eficiente e enérgica e vamos deixar claro que lugar de bandido é na cadeia, para que as famílias paranaenses possam ter paz”, disse.

Beto reafirmou que não é dono da verdade. Por isso, vai ouvir quem entende de cada área e enfrenta as dificuldades do dia a dia, para ajudar a construir um Novo Paraná. “No passado, por falta de diálogo, pela insegurança jurídica, pelo tratamento desrespeitoso com os empreendedores, as grandes empresas deixaram de se instalar no Paraná”, disse Beto. “Eu vou ser um leão na atração de investimentos que tragam ao Paraná empreendimentos para gerar riqueza, emprego e renda, como fizemos com o Curitiba Tecnoparque, com o programa de gestão Bom Negócio e os cursos de capacitação da Fundação de Ação Social, que beneficiaram mais de 200 mil pessoas.”

Ao fim do encontro a direção da Fetranspar entregou a Richa um documento com sugestões e necessidades do setor de transportes. No estudo a entidade sugere medidas como mais segurança para o transportador, melhorias nas estradas, revisão dos contratos de pedágios, realinhamento do ICMS, entre outros assuntos.

O presidente da Fetranspar, Luiz Anselmo Trombini, avaliou como bastante positivo o encontro. “Sabemos dos gargalos, vivemos isso na pele e podemos auxiliar na solução dos problemas. Queremos que os candidatos saibam o que acontece neste setor. Nós literalmente carregamos a economia nas costas e precisamos que os governos abram os olhos para esse setor tão importante que movimenta a economia”, disse Trombini.

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