terça-feira, 31 de agosto de 2010

A cada 15 segundos uma mulher é agredida


O dado acima faz parte de uma triste e alarmante estatística da Fundação Perseu Abramo sobre a violência doméstica no Brasil, mesmo tema da palestra integrante da Sipat - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, da Paraná Clínicas. Quem ministrou a apresentação foi a 1ª Tenente Dentista da Polícia Militar do Paraná, Luci Belão. A tenente pode fazer essa avaliação com segurança. Ela trabalha oficialmente com vítimas desde 2007.

Pelo medo de denunciar, não se sabe ao certo quantas são as vítimas. O que se sabe é que o número deve ser muito maior do que o relatado. Genericamente, pode se perceber uma predominância de violência familiar entre mulheres de classes mais baixas, normalmente empregadas domésticas ou donas de casa, casadas ou em união estável. Luci conta que, até dez anos atrás, a idade média dessa mulher variava entre os 29 e os 39 anos. Hoje, essa idade vai dos 20 aos 39 anos.

Pode-se dizer que, para essas mulheres, sair de casa tem sido mais seguro do que ficar no ambiente doméstico. Na palestra, a tenente relatou que o número de agressões nas ruas chega a ser nove vezes menor do que os registros de violência em casa. “O homem agressor, desse modo, aprende a ser violento em casa, enquanto cresce, enquanto as mulheres aprendem a serem submissas”, explica Luci.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles