terça-feira, 31 de agosto de 2010

Beto vai apoiar comunidades terapêuticas para tratar dependentes químicos


Em reunião na tarde desta segunda-feira (30) com o padre Carlos Alberto Chiquim, secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Paraná, e um grupo de religiosos católicos, Beto Richa se comprometeu a apoiar o trabalho de comunidades terapêuticas para tratar dependentes químicos

“Este grupo de lideranças manteve encontros com o senador Flávio Arns, seu vice, e juntos elaboramos propostas para ajudar seu plano de governo na área social e para que tenhamos uma porta aberta para o diálogo com o governo”, explicou padr Chiquim.

Richa lembrou que fez grandes parcerias com as organizações sociais na Prefeitura de Curitiba. “Um excelente exemplo de boa parceria em Curitiba é a administração dos Restaurantes Populares, feita pela Ação Social do Paraná, coordenada pelo Padre José Aparecido Pinto”, disse. “Conheço e valorizo o trabalho que a Igreja Católica faz, porque em algumas áreas é melhor do que o trabalho do poder público. E nossas portas estarão sempre abertas para quem está disposto a colaborar para ver um Paraná melhor”, afirmou.

Beto Richa vai aproveitar a boa experiência das comunidades terapêuticas mantidas pelas igrejas para tratar e recuperar dependentes químicos, problema que afeta as famílias e impacta diretamente nas ações ligadas à segurança e à saúde pública. “Onde existe a comunidade terapêutica é muito melhor para o governo, porque não precisamos investir em novas estruturas. Basta apoiar o trabalho existente”, afirmou Richa.

Os religiosos pediram atenção especial da política social para promoção dos mais pobres no Paraná, com ações para melhoria da distribuição de renda e fortalecimento dos pequenos agricultores, pequenas empresas e pela promoção do trabalho e emprego; outra proposta é o incentivo ao Turismo Religioso Sustentável, dando continuidade à Comissão de Desenvolvimento do Turismo e apoio aos Santuários do Paraná; propõem que o programa social do governo estadual atue de forma integrada com as obras sociais da igreja na promoção humana, com aporte de recursos em iniciativas como as casas de recuperação de dependentes químicos e na Pastoral Rodoviária, em Paranaguá; entre outras propostas.

Participaram do encontro os padres Carlos Alberto Chiquim (CNBB); Joaquim Parron (Província dos Missionários Redentoristas); Carlimar Gonçalves de Holanda (Diocese de Paranaguá); Primo Aparecido Hipólito e Celso Vieira da Cruz (Santuário Nossa Senhora do perpétuo Socorro); Ademar Maia (Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio); Marino Galvão (assessor da CNBB); Frei Anderson Lúcio Rosa e Geraldino do Espírito Santo (Comunidade Monte Castelo).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles