quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Frangos da Sadia/Perdigão e Copacol são embargados


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu a comercialização de carnes de aves in natura produzidas por três empresas nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. A fiscalização do Mapa constatou que as carnes de aves, congeladas ou resfriadas, tinham água acima do limite permitido por lei.

Entre as empresas, duas são muito conhecidas do consumidor paranaense: a Cooperativa Agroindustrial Consolota (Copacol), com sede em Cafelândia, na região oeste, e a Brasil Foods, com sede em Santa Catarina, que é resultado da fusão entre a Sadia e a Perdigão no ano passado. A terceira empresa é a Rigor Alimentos, de São Paulo.

Segundo o Ministério da Agricultura, as três empresas foram submetidas ao Regime Especial de Fiscalização, que determina a análise de todo estoque antes de ser liberado para o comércio. Os fiscais recolheram amostras no comércio de todo o País para avaliação da quantidade de água resultante do descongelamento. O limite tolerado por lei é de 6%, mas a assessoria de imprensa do Mapa não informou qual foi o índice encontrado nas amostras pesquisadas.

De acordo com as normas do Ministério da Agricultura, as três empresas ficarão sob o Regime Especial de Fiscalização até que comprovem a correção da irregularidade, o que é feito por meio da revisão de seus programas de autocontrole e da apresentação das análises de três lotes que estejam nos padrões estabelecidos pela portaria 210/1998.

O Ministério da Agricultura recolhe, por ano, mais de mil amostras de carcaças de aves comercializadas no varejo para analisar o percentual de água nos respectivos produtos. Desde 2007, 34 empresas já foram submetidas ao Regime Especial de Fiscalização.

O consumidor que identificar excesso de água na carne de ave congelada pode fazer a reclamação junto à Ouvidoria do Ministério da Agricultura pelo telefone 0800-704-1995.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles