quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Acidentes caem quase 50% após instalações de radares


Luiz Costa/SMCS

Em uma década, o número de acidentes de trânsito nas ruas de Curitiba caiu 45,7%, considerando o aumento da frota de veículos no mesmo período. A avaliação foi feita pela Diretoria de Trânsito da Urbs - Urbanização de Curitiba S/A, com base nos dados do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPtran).

Em 1999, o total geral de acidentes registrados em Curitiba foi de 26.522 e, em 2009, de 24.212. Em contrapartida, a frota de veículos na capital paranaense cresceu 68% no mesmo período, atingindo 1.149.456 veículos.

"É uma soma de fatores como legislação mais rigorosa, reciclagem de motoristas e também os investimentos feitos na área do trânsito com sinalizações e monitoramento eletrônico que acabam funcionando como fator educativo", avalia Rosangela Battistella, diretora de Trânsito da Urbs.

Uma grande influência na queda do número de acidentes são os radares, que entraram em funcionamento em Curitiba no final de agosto de 1999. Dez anos depois, a cidade registra uma redução de 65% no número de atropelamentos, considerando o aumento da frota; 43% no número de feridos e 42% menos mortes no trânsito. Atualmente são 94 radares.

Outro fator importante é a arrecadação da Diretran com multas, cujo valor é grande parte revertido para a segurança do trânsito, através de semáforos, manutenção de equipamentos e sinalização vertical e horizontal.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles