segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Morreu o historiador Eric Hobsbawm

O historiador, conhecido por se ter mantido fiel ao marxismo, morreu no Royal Free Hospital, em Londres, como consequência directa de uma pneumonia, avançou à BBC a sua filha Julia.

Hobsbawm escreveu várias obras que o tornaram uma referência mundial, entre as quais se destacam quatro livros marcantes sobre a História europeia de 1789 a 1991 – “A Era das Revoluções” (1962), "A Era do Capital" (1975), "A Era do Império" (1987) e "A Era dos Extremos" (1994). A sua autobiografia, “Tempos Interessantes: Uma Vida no Século XX”, foi publicada em 2002.

Eric John Ernest Hobsbawm nasceu em Alexandria, a 9 de Junho de 1917, durante o protectorado britânico no Egipto. Os seus pais – ele britânico, ela austríaca – mudaram-se para Viena, quando Eric Hobsbawm tinha dois anos de idade, e mais tarde para Berlim. Filiou-se no Partido Comunista aos 14 anos, já após a morte dos seus pais.

"Os meses da minha estadia em Berlim fizeram de mim um comunista para toda a vida, ou, pelo menos, um homem cuja vida perderia a sua marca característica e o seu sentido sem o projecto político a que se consagrou quando estudante, e isto apesar de esse projecto ter manifestamente falhado e de eu saber hoje que estava, de facto, condenado a falhar. O sonho da Revolução de Outubro permanece algures vivo em mim, nalgum recanto da minha intimidade, como se se tratasse de um desses textos que foram apagados, mas que continuam à espera, perdidos no disco duro de um computador, que um especialista apareça para os recuperar”, escreveu na sua autobiografia.

Era membro da Academia Britânica e da Academia Americana de Artes e Ciências. Foi professor de História no Birkbeck College da Universidade de Londres e na New School for Social Research, em Nova Iorque. (Público)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles