segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Em meio a alegre e tranquilo evento político apartidário promovido pela comunidade LGBT dois jovens foram esfaqueados em atentado. Será mais uma ação nefasta dos neonazistas?


Parada da diversidade alerta para voto consciente

A Parada da Diversidade de 2012 em Curitiba reuniu milhares de participantes na tarde deste domingo (30) no Centro Cívico da capital. Além da tradicional celebração, o evento também teve conotação eleitoral, uma semana antes do pleito, com o tema “Seus direitos, nossos direitos, direitos humanos – por um Paraná livre do racismo, machismo e homofobia, vote pela cidadania”.
De acordo com a organizadora do evento, Rafaelly Wiest, a data escolhida tem a ver com a proximidade das eleições municipais. 

“Este ano, além dos direitos iguais, também estamos com a bandeira do voto consciente, em especial porque é ano de eleições aqui paraCuritiba e nós queremos reivindicar nossos direitos”, explicou ao G1. Ela ressaltou, contudo, que o grupo não apoia nenhuma candidatura específica.

Esta proximidade temporal e temática se refletia nas ruas ainda na concentração do grupo, na Praça 19 de Dezembro, mais conhecida como Praça do Homem Nu. Bandeiras de diversos candidatos a prefeito e vereador podiam ser vistas entre as tradicionais com cores do arco-íris, algumas delas com design especial para o evento, cujo público tem aumentado ano a ano.

Segundo Wiest, a expectativa é superar o número de pessoas que compareceram à Parada em 2011, quando cerca de 150 mil pessoas participaram do desfile pela Avenida Cândido de Abreu. “Hoje fomos brindados pelo sol lindo que brilhou para o evento. Nunca tivemos nenhum registro de violência na história, e temos orgulho de ser o segundo maior evento de rua da cidade” comemorou a organizadora.

A previsão inicial era de que por volta das 14h o comboio de trios elétricos e os participantes seguisse em direção à Praça Nossa Senhora de Salete, próxima ao Palácio Iguaçu. O desfile só começou, contudo, por volta das 15h, com previsão de durar até às 20h30.

No período, a rua Paula Gomes ficou fechada depois da esquina com a Mateus Leme. A Cândido de Abreu teve bloqueios na praça 19 de Dezembro, na Heitor Stockler de França, na Comendador Fontana, na Lysimaco Ferreira da Costa e na Santiago de Oliveira. (G1)

Atentados?
Três adolescentes ficaram feridos em brigas registradas no início da noite (30) na av. Cândido de Abreu, no centro de Curitiba, durante o movimento chamado Parada da Diversidade. Dois garotos de 16 anos foram esfaqueados em frente a um shopping e levados em estado grave ao Hospital Evangélico. Outro adolescente, de 17 anos, foi agredido por pessoas ainda não identificadas.
A primeira confusão aconteceu próximo da Praça 19 de Dezembro e se estendeu até a frente do shopping. “Um dos garotos ficou ferido na cabeça e no abdômen e o outro no abdômen. Eles iam entrar no shopping e pelas informações colhidas, não estavam na Parada”, disse o soldado Jairo, do 12° Batalhão da Polícia Militar.
Uma hora depois a Guarda Municipal atendeu ao terceiro jovem ferido. Esta briga teria acontecido por causa de bebida. A informação não foi confirmada pela polícia.
De acordo com a Polícia Militar (PM) 7 mil pessoas estiveram na Parada. Com o tema “Seus direitos, nossos direitos, direitos humanos, por um Paraná livre do racismo, machismo e homofobia” a Parada há 7 edições é organizada pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (Appad).  Esta é a 17ª edição do evento em Curitiba. (Banda B)
O socorrista Wagner deu mais informações sobre o duplo atentado:

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles