segunda-feira, 9 de julho de 2012

PF apreende fósseis em feira de antiguidades do Masp

A Polícia Federal apreendeu fósseis e outros produtos arqueológicos que estavam sendo vendidos ontem na feira de antiguidades realizada no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na região central da capital paulista.



Segundo a PF, o responsável pelas peças, que não teve o nome divulgado, não estava no local. Vendedores foram levados à PF, prestaram depoimento e foram liberados. 
A apreensão ocorreu após uma denúncia.
Policiais e um arqueólogo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foram até a feira e encontraram à venda peças como mãos de pilão, lâmina polida, pontas de flechas e lanças e uma tanga marajoara de cerâmica. 
Também estavam expostos à venda fósseis como trilobitas, vieiras e conchas, além de uma presa de mamute. Os vendedores não apresentaram documentos de origem e todo o material foi apreendido e levado à sede da PF, na Lapa (zona oeste).
De acordo com a PF, materiais arqueológicos e fósseis brasileiros são produtos da União e não podem ser vendidos.

O responsável pelas peças será indiciado pelo crime de usurpação de bens da União e, se condenado, poderá cumprir de 1 a 5 anos de prisão, além de multa. (Uol)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles