sexta-feira, 22 de junho de 2012

O QUE ESTÁ POR DETRÁS DO GOLPE CONTRA O LUGO?



 Desde a época da ditadura Stroessner o Paraguai é internacionalmente um “porto de piratas”, por onde passa o narcotráfico, o contrabando de armas e tudo quanto é tipo mercadorias pirateadas produzidas pelas máfias de todo o planeta. Estas atividades são comandadas pelas oligarquias agrárias nacionais em sociedade com as máfias internacionais (Tríade, Yakuza, Falange Libanesa, Camorra, Máfia coreana, Cartéis colombianos, etc., e tudo acontecendo desde 1954, quando Alfredo Stroessner, aliado da CIA e do franquismo, deu seu golpe de estado.


De 1954 até os dias de hoje o único período em que o Paraguai viveu um arremedo de democracia de Abril de 2008 a Junho de 2012, embora quem de fato tenha continuado no mando econômico e político são os herdeiros da ditadura Stroessner, que controlam a economia e a política, ao deterem a maior parte dos mandatos parlamentares nacionais, como na base, nas cidades, a realidade é igual.


Foi dentro desta realidade adversa que ele governou seu povo sofrido e excluído, e neste curto período conseguiu resgatar um pouco da dignidade nacional ao tentar construir um arremedo de estado democrático.


Se o povo paraguaio é a vítima direta deste câncer institucionalizado que é a elite Paraguai o povo brasileiro é a vítima indireta. As atividades criminosas desenvolvidas por estas quadrilhas só com o contrabando movimentam 9 bilhões ao ano, sem contar com o que movimentam com suas atividades atividades ilegais (drogas, armas, etc.), e daqui para lá o roubo de carros, que lá servem de moeda na compra de drogas, armas, etc..


 Os produtos piratas e demais mercadorias contrabandeadas para cá eliminam vagas de emprego no mercado de trabalho brasileiro e fazem com que percamos centenas de milhões em impostos, que deixarão de serem investidos em saúde, educação, etc..


Sem o Lugo no poder as esperanças de que a nação irmã se tornasse de fato um estado nacional ficaram mais distantes, como para todos nós ficou mais perto o risco de voltarmos ao triste período dos anos de chumbo. 
Este golpe tramado na embaixada norte americana pode ser um prenúncio da volta a mais um período intervencionista, já que a história se repete.


 O golpe dado por Stroessner em 1954 foi o primeiro do pós Segunda Grande Guerra, quando os EUA começou no Cone Sul das Américas a efetivar o velho sonho hegemônico um dia expresso no Destino Manifesto, na Doutrina Monroe e no Corolário Roosevelt.




3 comentários :

Sociólogo, historiador, jornalista, revisor de textos e tradutor disse...

Caro Molina, a mensagem é perfeita, no conteúdo. São resquícios da ditadura Stroessner, e, em essência, consequência direta do latifúndio, praga que n Paraguai é tão antiga quanto no Brasil, e até pior que qui, já que lá a economia é menos diversificada, e a corja latifundiária se apresenta mais compacta.

Faço apenas uma ressalva formal. Como o Paraguai é um Estado unitário, não podemos falar em governo federal, mas sim, nacional. Daí terem deputados nacionais e não federais. E não tem Estados, mas Departamentos, destituídos de autonomia local, com deputados departamentais. É o mesmo caso da França ou do Uruguai, por exemplo, entre países democráticos.

Molina com muita prosa & muitos versos disse...

Grato pela informação.

Marcus Lopes disse...

O mais importante é que se esteja atento também por aqui, já que a informação que a história nos traz é que o golpe perpetrado por Alfredo Stroessner foi apenas o primeiro de uma enxurrada que envergonhou a América do Sul dos anos 1950 em diante...
Estejamos atentos, velando pela saúde de nossa jovem democracia! Os herdeiros da ditadura ainda se revolvem em seus nichos, saudosos de um tempo que não queremos ver retornar!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles