sexta-feira, 22 de junho de 2012

Caminhada contra o câncer de mama reuniu três mil pessoas em Curitiba

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, participaram da caminhada de cerca de 4 quilômetros entre a Praça do Japão e o Parque Barigui, que reuniu em torno de três mil pessoas. Caputo Neto ressaltou que o governo investe na promoção da saúde integral das mulheres, com o trabalho incansável das equipes voltado à redução da mortalidade materno-infantil e à prevenção e controle do câncer ginecológico e de mama.

A caminhada Unidos pela Vida – Vista-se de Rosa, promovida pelo Governo do Paraná neste domingo (27), teve o objetivo de incentivar as mulheres a fazer exercício físico e adotar hábitos saudáveis para prevenir a doença. No Paraná, 759 mulheres morreram em 2010 em decorrência do câncer de mama. Em 2011, já são 651 mortes. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que surjam 3,5 mil casos novos da doença por ano no Estado.

“Vamos intensificar as ações para derrubar os números de câncer de mama no Estado. A detecção precoce aumenta as chances de cura da doença e temos tecnologia para isso”, afirmou o secretário da Saúde. O câncer de mama ainda é principal causa de morte entre as mulheres no mundo.

Fernanda Richa destacou que a iniciativa sensibiliza mulheres de todas as idades. “A caminhada foi um sucesso. Mobilizamos a cidade inteira em prol da causa e com apoio de todos certamente venceremos o câncer de mama”, disse.

A deputada federal Cida Borghetti também participou da caminhada e disse que esta é uma vitória de todas as mulheres. “As mobilizações são de extrema importância, pois chamam a atenção para o diagnóstico precoce”.

A caminhada foi o último evento promovido pelo Governo do Paraná neste mês com o foco na prevenção do câncer de mama. A lei 12.116 institui o dia 27 de novembro como dia nacional de luta contra a doença.

HOMENAGEM - Ao final do percurso, as mulheres que já lutaram contra a doença foram homenageadas pelos participantes, entre elas a ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira, que lutou 10 anos contra o câncer e morreu neste ano.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles