sexta-feira, 22 de junho de 2012

O POVO, NAS RUAS, DEFENDENDO O PRESIDENTE LUGO CONTRA A TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO VIA JULGAMENTO SUMÁRIO


O POVO NAS RUAS PRESTANDO SOLIDARIEDADE A LUGO

Stroessner tenta voltar da sepultura ...

No julgamento sumário que estão promovendo contra o Lugo, ato que ocorre em regimes autoritários, o processo de julgamento é um teatro onde o desfecho do drama já foi definido.

No exercício do Direito nos tribunais onde a democracia impera, o que está em pauta é a intenção real ou não de ouvir o que o outro tem a dizer, um ato que não tem absolutamente nada de excepcional nos regimes democráticos, já que o direito a defesa é parte intrínseca da sua natureza.

Hoje no senado Lugo só terá direito a duas horas para expor sua defesa, prazo ignóbil para tratar de assunto de tal gravidade, e com o agravante de que tal qual a Câmara Federal o Senado de lá está sob o controle dos inimigos de seu governo, dos golpistas do Partido Colorado, crias da ditadura que um dia foi comandada pelo Stroessner .

 Fernando Lugo, presidente democraticamente eleito, sem ter o direito a ampla defesa em um tribunal justo, de forma inquisitorial foi acusado pela Câmara dos Deputados:

 ... “incorreu em mau desempenho de suas funções em razão de ter exercido o cargo que ostenta de maneira imprópria, negligente e irresponsável, trazendo o caos e a instabilidade política a toda a República" ...

"O mau desempenho de suas funções aparece em sua atitude de desprezo pelo direito e pelas instituições republicanas, minando os cimentos do Estado Social de Direito proclamado em nossa Carta Magna"

 A grande questão em pauta não é o fato de ele estar cumprindo a Constituição ou não. Lugo é acusado de estar ao lado dos mais humildes, da maioria, de ter vínculos com movimentos sociais do país e defender a Reforma Agrária em um país cuja estrutura de poder ideologicamente é semi feudal, e por causa dela o povo não tem seus direitos respeitados.

Quando alguém é julgado sumariamente, sem direito a defesa ou sem ter sido devidamente ouvido, é como se, de fato, está pessoa deixasse de existir.

“Quando escolhemos não ouvir alguém, escolhemos não legitimá-lo como ser humano!”
Humberto Maturana

1 comentários :

Professor Kico CEBRAPAZ-PR disse...

Estivemos no Consulado a tarde. Precisamos apoiar a luta do movimento social de lá.

LUGO É O PRESIDENTE

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles