quinta-feira, 22 de março de 2012

Mujica ressalta problemas do Mercosul, mas descarta saída do bloco

O presidente do Uruguai, José Mujica, disse nesta quinta-feira que os problemas de funcionamento do Mercosul "saltam aos olhos", mas afirmou que o Uruguai não sairá do bloco porque as parcerias com as empresas da região produzem empregos no país.

Para o presidente, os problemas do Mercosul não são técnicos, mas políticos.

"Estamos tentando encontrar formas de nos ajudar e cada um está tentando ver os problemas que também são dos nossos vizinhos. Essa é a linha que vamos continuar seguindo", disse Mujica.

Na segunda-feira, Mujica fez uma enérgica defesa do bloco sul-americano para a 53ª Assembléia do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Montevidéu) em Montevidéu, em um momento em que o bloco enfrenta problemas devido às restrições comerciais adotadas por Argentina e Brasil.

"Os carros que são montados no Uruguai, por exemplo, contam com partes vindas da indústria nacional e com outras que vêm de outros lugares e existem centenas de trabalhadores que ganham a vida nessa atividade", disse Mujica reiterando o mesmo exemplo usado na segunda-feira.

"Devemos pensar sobre estas questões com frieza, pois o mundo está em crise", disse. "É muito difícil vender no mundo de hoje, existem tendências claras para o protecionismo, mas não pensamos em desistir (...) porque você não pode brincar com o trabalho das pessoas", disse Mujica.

A ideia é "lutar caso por caso e negociar no âmbito da região," mas também "procurar outros portos e não brigar com aqueles que temos agora", reiterou.

o presidente do Uruguai anunciou que viajará ao Brasil no dia 4 de abril. (FP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles