O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai antecipar o pagamento do benefício do Bolsa Família para mais de 120 mil famílias do Paraná e Santa Catarina que moram em cidades afetadas pela estiagem. No Paraná, são 137 municípios nesta situação. O saque antecipado do benefício, que poderá ser feito independentemente do número de inscrição, vai beneficiar 117.921 famílias no estado.
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, cerca de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pela seca no Paraná. Além disso, a falta de chuva já trouxe muitos danos à agricultura. Estimativas apontam prejuízo de R$ 2,25 bilhões e quebra de safra de 18% da produção de soja, milho e feijão.
Antecipação
Todos os estados da Região Sul foram beneficiados com a antecipação do Bolsa Família. No total, são 434 municípios atingidos pela seca. No Sudeste, 195 cidades de Minas Gerais, 14 do Espírito Santo e dez do Rio de Janeiro já estão recebendo o pagamento antecipado do Bolsa Família devido às chuvas.
Segundo o MDS, são quase 800 mil famílias que receberão a antecipação. O valor dos recursos a serem liberados para o pagamento do benefício se aproxima de R$ 90 milhões. Para sacar o recurso, as famílias inscritas no programa devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal. (GP)
0 comentários :
Postar um comentário