segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

300 veranistas queimados por água-viva no litoral do PR


Arnaldo Alves/AENotícias
Bombeiros orientam lavar o ferimento com a própria água do mar; depois procurar posto de guarda-vidas
Curitiba - O litoral do Estado já registrou 300 casos de pessoas que sofreram queimaduras por águas-vivas, desde o início da Operação Verão, no dia 16 de dezembro. Desse total, quase a metade dos casos (145) estão concentrados em Matinhos, com maior número de ocorrência registrado nos balneários de Caiobá e Gaivotas.

Outros 125 casos aconteceram em Pontal do Paraná, com grande incidência nas localidades de Jardim Canadá e Ipanema. Em Antonina, foram 19 queimaduras, a maior parte delas na Ponta da Pita. Completam a lista 11 casos registrados em Guaratuba. ''A prevenção é difícil porque quem entra no mar está suscetível às queimaduras por águas-vivas, que aparecem tanto na parte rasa quanto na parte mais funda'', avisa o porta-voz do Corpo de Bombeiros na Operação Verão, tenente Ezequiel Roberto Siqueira.

A orientação para quem sofrer uma queimadura é lavar o ferimento com a própria água do mar e procurar imediatamente o posto de guarda-vidas mais próximo, que fará o primeiro atendimento com vinagre, para neutralizar o efeito da queimadura. É recomendado evitar esfregar mãos e unhas, assim como areia, para não estourar as cápsulas do veneno, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Também não se deve lavar o corpo com água doce, o que pode agravar o problema. Em situações mais severas, o guarda-vivas é orientado a chamar uma ambulância e encaminhar o veranista ao hospital. (FL)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles