sábado, 17 de dezembro de 2011

Parabéns secretário Reinaldo, na Vila Verde e Sabará, antigo bolsão de violência, líderes comunitários veem segurança melhorar

Pouco mais de um mês depois do lançamento da segunda fase da Campanha Paz Sem Voz é Medo, direcionada para duas vilas da Cidade Industrial de Curitiba, a percepção de melhorias quanto à segurança já são sentidas pelas lideranças e moradores da Vila Verde e do Bolsão Sabará. Entre as mudanças está a presença da Polícia Militar com o auxílio da Polícia Montada, desde a última terça-feira, e veículos da Guarda Municipal.

Tanto na Vila Verde quanto no Sabará, a população tem comentado com satisfação o aumento de policiais. Para Maria Aparecida de Lima Reis, 55 anos, moradora do Sabará, a cavalaria tem dado mais segurança. Mas, lembra-se que a permanência dos policiais é fundamental para a manutenção do bem-estar. “Não adianta ficar só por alguns dias”, diz. Além da PM, a dona de casa conta que tem visto também viaturas da Guarda Municipal circulando. Para o líder comunitário Salésio Back, 60 anos, muita coisa mudou nos últimos meses. E para melhor. “Isso é muito importante para quem vive aqui. Com a segurança, vem o resto das secretarias com melhorias urbanas importantes para a região”, conclui.

Retorno

O pacote de segurança faz parte da Operação Natal, mas a promessa do subcomandante da PM, o tenente coronel Cesar Alberto de Souza, é de que se os serviços sejam mantidos. Está previsto a fixação da Polícia Montada no Parque dos Tropeiros, no bairro Diadema, no limite com o Bolsão Sabará, na CIC. “Nos últimos tempos, a cavalaria estava relegada a alguns eventos. O objetivo é voltar-se para o atendimento ao público a partir de agora”. O subcomandante afirma que a escolha dos locais para reforço se dá de acordo com os índices de violência. A CIC encabeça a lista dos dez mais violentos da capital.

Os bairros priorizados serão a Cidade Industrial, com a Vila Verde e Bolsão Sabará, na área do 13.º Batalhão de Polícia Militar; o Pilarzinho, região atendida pelo 12.º BPM; e Uberaba ou Cajuru, abrangência do 20.º BPM. Além disso, a Companhia de Eventos da PM tem feito operações diárias na Região Metropolitana e reforço na capital, com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Duas operações foram realizadas recentemente na CIC.

Para 2012, o serviço telefônico utilizado para denúncias sobre narcotráfico (Narco­­denúncia 181) vai ser ampliado para o atendimento de violências em geral, como drogas, armas, corrupção policial, entre outros, em âmbito estadual e federal. “É preciso denunciar policiais corruptos, por exemplo, para termos uma atuação firme”, diz o subcomandante da PM.

Motopoliciamento

A Guarda Municipal também aumentou o efetivo no Sabará, na Vila Verde e no Diadema. O diretor da corporação, Odigar Nunes Cardoso, afirma que, independentemente da Operação Natal, já havia o planejamento de reforço. Atualmente, estão mantidos 40 guardas na CIC. Com o fim da Operação Natal, serão mantidas quatro viaturas e, a partir de fevereiro do ano que vem, duas motos. “Para 2012, queremos estar mais próximo das comunidades. Para incrementar o patrulhamento, optamos pelo uso de motos em regiões com dificuldade de acessos”, explica.

A central 153, que funciona 24 horas, também foi ativada. Com isso, a população tem mais um canal para denúncias e solicitações de ajuda. Em 2010, as regiões que mais usaram o serviço da central foram a CIC e o Boa Vista. O diretor ressalta a importância do uso do canal para que se possa fazer o planejamento de ações futuras.

Incremento

A Operação Natal, lançada no último domingo, prevê o reforço de 1,5 mil policiais em todo o estado. Em Curitiba e região metropolitana, foram designados 400 policiais. A Polícia Civil e a Guarda Municipal também vão atuar até o fim da Operação, no dia 25. Para o próximo ano, a Secretaria de Estado da Segurança Pública prevê a reestruturação da central 190, a volta dos módulos policiais e a recomposição de efetivo policial.

No fim da tarde de ontem, entre 17 horas e 18h30, a reportagem da Gazeta do Povo não encontrou uma viatura sequer da Guarda Municipal nem da Polícia Militar na região da Vila Sabará. (GP)


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles