sábado, 17 de dezembro de 2011

Cohapar apresenta PHEIS-PR no Seminário Estadual de Habitação de Interesse Social

Com a presença dos prefeitos de 136 municípios do Estado, foi realizado o Seminário de Habitação de Interesse Social, em que a equipe da Cohapar apresentou o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Paraná (PEHIS-PR). Este é o primeiro plano na história do Estado e, para sua finalização, foram realizadas oficinas setoriais e regionais, pesquisas de campo nos 399 municípios do Paraná, além ter sido discutido com a sociedade civil, permitindo mapear todas as necessidades habitacionais.

O Presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, afirmou que o PEHIS-PR não está finalizado. “O plano é uma obra em andamento. Anualmente nós faremos um diagnóstico de todo Estado, para assim, adequar o plano à realidade da nossa população”, disse.

O PEHIS é uma exigência do Governo Federal/Ministério das Cidades para que os estados e o municípios possam receber recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). “No caso do Paraná, foi desenvolvido a partir de um contrato com a CAIXA para elaboração de Planos de Habitação e seguiu a metodologia participativa, com o envolvimento de toda a sociedade civil organizada”, explicou Chaowiche.

Ao fazer o diagnóstico do setor, o plano determina o histórico da habitação popular no Paraná, com caracterização regional do Estado. Por isso, pode ser considerado um marco regulatório e um retrato das necessidades habitacionais, para identificação do déficit qualitativo e quantitativo da habitação do Paraná.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles