terça-feira, 4 de outubro de 2011

Gaeco denuncia oito PMs por crime de tortura


Oito policiais militares (PMs) que atuam em Curitiba foram denunciados por crime de tortura pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MinistĂ©rio PĂºblico do ParanĂ¡ (MP-PR). O caso teria ocorrido no centro da capital paranaense, durante a madrugada, em março de 2009 e as trĂªs vĂ­timas teriam sofrido agressĂ£o fĂ­sica e verbal dentro de um mĂ³dulo da polĂ­cia, localizado na Praça Oswaldo Cruz, para que confessassem envolvimento com o trĂ¡fico de drogas.

Cinco policiais, que faziam uma ronda no centro de Curitiba, teriam abordado um homem e duas mulheres, nas proximidades do cruzamento da Alameda Doutor Carlos de Carvalho e Rua VoluntĂ¡rios da PĂ¡tria. O trio foi conduzido Ă  força, algemado, para o mĂ³dulo policial na Praça Oswaldo Cruz, onde estavam outros trĂªs policiais.

No local, elas foram agredidas pelos PMs para que indicassem a pensĂ£o onde o rapaz, apontado como traficante, estaria morando e que confessassem a atuaĂ§Ă£o no “comĂ©rcio ilĂ­cito de drogas”. De acordo com o MP-PR, a atuaĂ§Ă£o dos policiais durante as sessões de tortura era diversa. Enquanto alguns dos denunciados seguravam as vĂ­timas, outros as agrediam ou sufocavam. Outros ficaram apenas observando a situaĂ§Ă£o.

O Ă³rgĂ£o afirma que as mulheres foram liberadas do mĂ³dulo policial apĂ³s cerca de quatro horas, sem a formalizaĂ§Ă£o de ocorrĂªncia. Alguns policiais foram atĂ© uma pensĂ£o, indicada pelas vĂ­timas, e apreenderam alguns objetos. JĂ¡ pela manhĂ£, o homem foi encaminhado a uma delegacia para lavrar a prisĂ£o em flagrante.

Um dos policiais nĂ£o teria participado das agressões, mas o MP-PR informou que ele foi denunciado por presenciar o crime sem tomar qualquer atitude para impedir a tortura e por nĂ£o buscar a responsabilizaĂ§Ă£o dos outros denunciados. (GP)

0 comentĂ¡rios :

Postar um comentĂ¡rio

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles