quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Curitiba vai receber apenas jogos da primeira fase da Copa do Mundo

Curitiba não vai receber jogos da fase mata-mata da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Segundo o calendário oficial do Mundial, divulgado nesta quinta-feira (20) pela Fifa, a capital paranaense será sede apenas de jogos da primeira fase da competição. Somente uma partida vai envolver um cabeça de chave.

Os duelos em Curitiba vão ocorrer em junho de 2014, nos dias 16, 20, 23 e 26. Além da capital do Paraná,Manaus, Cuiabá e Natal também ficaram apenas com quatro jogos da fase inicial da Copa. As cidades formam o grupo de sedes coadjuvantes do torneio, que mostraram fraca influência política frente às outras sedes.

Brasília e Rio de Janeiro são as cidades que vão receber mais jogos – sete ao todo. São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza sediarão seis partidas. Porto Alegre e Recife terão cinco jogos em seus estádios.

A Fifa ainda confirmou que a abertura do Mundial do Brasil será realizada em São Paulo. As semifinais vão ocorrer em Belo Horizonte e São Paulo. A decisão do terceiro lugar ficou com Brasília e a grande final está marcada para o Rio de Janeiro.

O Brasil corre o risco, caso não chegue à decisão, de acabar sediando a Copa sem atuar no Maracanã. A seleção brasileira vai atuar em São Paulo, na abertura do Mundial; em Fortaleza, na segunda rodada da primeira fase e em Brasília, na terceira rodada. Caso o Brasil se classifique em primeiro lugar no grupo e avance até a final, atua na fase de mata-mata em Belo Horizonte (oitavas), Fortaleza (quartas), outra vez em BH (semifinal) e no Rio de Janeiro (final).

Confira o calendário da Copa do Mundo de 2014 em Curitiba:

As seleções são distribuídas em oito grupos. Dentro de cada chave, as seleções são divididas em quatro potes. O pote número 1 representa os cabeças de chave da Copa, ou seja, as principais potências. Por exemplo, B1, que vai atuar em Curitiba, será o cabeça de chave do grupo B do Mundial. As confederações que vão integrar os potes 2, 3 e 4 ainda serão definidas pela Fifa. Veja abaixo os jogos da capital.

16/06 (Segunda-feira) – F3xF4
20/06 (Sexta-feira) – E2xE4
23/06 (Segunda-feira) – B1xB4
26/06 (Quinta-feira) – H2 x H3

Se levarmos em consideração as seleções que ocuparam estas posições nos grupos na última Copa de 2010, naÁfrica do Sul, Curitiba sediaria partidas equivalentes às seguintes: Nova Zelândia x Eslováquia; Dinamarca x Camarões; Argentina (cabeça de chave) x Grécia e Suíça x Honduras.

Já considerando o Mundial da Alemanha, em 2006, os jogos na capital paranaense teriam equivalência com: Austrália x Japão; Gana x República Tcheca; Inglaterra (cabeça de chave) x Suécia e Ucrânia x Tunísia.

***

Você acha que Curitiba foi prejudicada na divisão dos jogos? Faltou força política das autoridades locais? O que levou a cidade a ficar de fora das fases finais do Mundial? Opine!

***

Veja os horários em que vão ocorrer as partidas do Mundial do Brasil:

Partida de abertura do Mundial em São Paulo: 17h (horário de Brasília)
Partidas da fase de grupos: 13h – 16h – 19h – 22h
Oitavas de final e Quartas de final: 13h e 17h
Semifinais: 17h
Disputa de 3º lugar: 17h
Final: 16h

Abaixo o que cada uma das 12 sedes receberá na Copa do Mundo de 2014:

Rio de Janeiro (Maracanã) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas de final, 1 das quartas de final e a final

Brasília (Estádio Nacional) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a disputa do terceiro lugar

São Paulo (Itaquerão) - 4 jogos da primeira fase (incluindo a abertura), 1 das oitavas e 1 da semifinal

Belo Horizonte (Mineirão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 da semifinal

Fortaleza (Castelão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas

Salvador (Fonte Nova) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas

Porto Alegre (Beira-Rio) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas

Recife (Arena Pernambuco) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas

Curitiba (Arena da Baixada) - 4 jogos da primeira fase

Manaus (Arena Amazônia) - 4 da primeira fase

Natal (Arena das Dunas) - 4 da primeira fase

Cuiabá (Arena Pantanal) - 4 da primeira fase

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles