quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Audiência pública em Curitiba debate plano de resíduos sólidos

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, abriu nesta terça-feira (4), em Curitiba, a audiência pública da região Sul do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O encontro, que acontece até esta quarta-feira (5) na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), busca contribuições da sociedade civil para a versão final do plano, que vai definir metas e diretrizes no manejo e tratamento de resíduos sólidos no País.

Cerca de 500 pessoas dos três estados participam do evento. É a segunda de uma série de cinco audiências regionais programadas pelo Ministério do Meio Ambiente para discutir o assunto. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos tem uma versão preliminar que será ajustada a partir das propostas reunidas nas audiências.

Segundo Jonel Iurk, o Paraná foi escolhido como sede do evento na região Sul pelo avanço dos projetos ambientais que já estão em execução e que poderão servir de exemplo para todo o país. “É motivo de honra para os paranaenses sediar o evento em Curitiba. As discussões destes dois dias serão importantes para a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou.

A audiência, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente com o apoio do Governo do Estado do Paraná, coloca em debate os seguintes temas: resíduos sólidos urbanos e catadores; resíduos de serviços de saúde e resíduos de portos, aeroportos e terminais rodoviários; resíduos industriais; resíduos de mineração; resíduos agrosilvopastoris e resíduos da construção civil.

Entre os projetos incentivados pela Secretaria do Meio Ambiente do Paraná, Jonel Iurk destacou a implantação do sistema de logística reversa (no qual os produtores de resíduos são responsáveis por dar destinação adequada a eles), os consórcios intermunicipais para aterros sanitários e a eliminação dos lixões a céu aberto. “A destinação dos resíduos sólidos é um dos maiores problemas do País e exige uma mudança na mentalidade da população a partir de ações de educação ambiental”, disse o secretário.

O secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Nabil Bonduki, disse que é relevante a participação efetiva dos poderes públicos, da sociedade civil organizada, dos setores empresariais e das organizações não governamentais nas discussões do Plano de Resíduos Sólidos. Segundo ele, só se constroem políticas públicas com diálogo e ações coletivas. “O documento reúne direitos e deveres a serem compartilhados por todos”, afirmou.

PANORAMA – Após a abertura, o diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério, apresentou um panorama geral dos resíduos sólidos no País. No período da tarde, grupos temáticos debateram diversos temas.

Estiveram presentes na solenidade a secretária Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Jussara Cony; o diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes; o deputado estadual Rasca Rodrigues, o procurador de Meio Ambiente do Ministério Público, Saint Clair Honorato, e o representante dos catadores de materiais recicláveis do Paraná, Alexandre Cardoso. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo foi representado pelo coordenador do Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Roberto Gava.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles