segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Conferência debate prioridades para política da pessoa idosa

A secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, abre nesta segunda-feira (19), às 19 horas, a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo tema é “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. O evento, que se estende até terça-feira (20), será realizado no Restaurante Madalosso, em Curitiba, e precede a III Conferência Nacional, marcada para os dias 23 a 25 de novembro, em Brasília.

Organizada pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDI), a conferência deve reunir em torno de 600 participantes. A médica geriatra Karla Giacomin, presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, fará a palestra de abertura.

O principal objetivo da V Conferência é fortalecer o compromisso do governo e dos diversos setores da sociedade com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa. O evento vai apontar as prioridades de atuação para que os órgãos governamentais, após análise e avaliação, implementem a política estadual da pessoa idosa nos diversos níveis de governo.

As discussões durante a conferência serão feitas a partir de eixos temáticos como envelhecimento e políticas de Estado; a pessoa idosa como protagonista da conquista e efetivação dos direitos; fortalecimento e integração dos conselhos; diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da União, Estados, Distrito Federal e municípios; avaliação da implementação da Política Nacional do Idoso do Paraná e proposição de estratégias de monitoramento das deliberações das conferências nas esferas municipais, estaduais e nacionais.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles