segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cohapar entrega de 280 casas em Maringá

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, participou na sexta-feira (15) da entrega de 280 novas moradias no distrito de Iguatemi, na cidade de Maringá, Norte do Estado. A Cohapar devolveu ao município a área para a construção de 172 casas e 108 apartamentos que beneficiam famílias de baixa renda.

“O governador Beto Richa está revitalizando e fortalecendo a Cohapar para que possamos ver cada vez mais a satisfação estampada no rosto das famílias que pegam as chaves de suas casas. Hoje aqui em Maringá temos a marca do resultado que podemos obter quando há união de esforços”, afirmou Chaowiche.

O presidente da Cohapar destacou ainda o empenho da prefeitura em atender a população de baixa renda. “Estas pessoas são as que mais necessitam da ajuda do poder público, temos que nos unir para que outras famílias tenham a oportunidade de ter um novo lar e sair de áreas de risco ou então do aluguel abusivo”.

Para o prefeito de Maringá, Silvio Barros, a solenidade de entrega de moradias populares é uma das mais gratificantes que um governante participa. “Ter um lugar para morar é uma coisa importante na vida de todo mundo e nos sentimos realizados quando entregamos estas chaves. Queremos a colaboração da Cohapar, que desenvolve um importante trabalho nesta área, para que o sonho da casa própria torne-se realidade para mais pessoas”.

A analista de infraestrutura do departamento de produção habitacional do Ministério das Cidades, Andréa Mansur, destacou a localização do novo conjunto. “Estas moradias estão inseridas na malha urbana, o que é fundamental para o bem estar das famílias e ainda contam com aquecedor solar, o que diminui o valor da conta de luz. Obras como esta tornam a cidade de Maringá um lugar melhor para se viver”.

Segundo o superintendente regional da Caixa Econômica, Roberto Luiz Bachmann, as parcerias são fundamentais na execução de programas habitacionais. “Só conseguiremos fazer frente ao déficit habitacional do Paraná mediante parcerias como esta que aconteceu aqui em Maringá. A Cohapar teve a sensibilidade de fazer a devolução do terreno à prefeitura para que estas casas fossem construídas”.

Vida nova – Márcia Aparecida Pacífico paga R$ 550 de aluguel pela casa onde mora com os dois filhos e agora vai pagar R$ 90 pelo apartamento novo. “Hoje realizamos o primeiro dos nossos sonhos, agora começa a luta por mais uma realização, que é a faculdade de engenharia civil que meu filho mais velho pretende fazer. Todo o dinheiro que economizar do aluguel investirei em educação para que as crianças não passem por dificuldades”, disse.

Sueli Aparecida Cerine nasceu em Iguatemi e foi para São Paulo tentar uma vida melhor, mas voltou para a cidade natal depois de alguns anos. “Lá é tudo mais difícil, cheguei a ficar numa fila com mais de três mil pessoas para conseguir uma casa própria e não consegui. Voltei e estou aqui realizando o meu sonho na cidade que amo, só posso agradecer a todos que ajudaram de alguma forma a construir estas casas”.

Cleonice Veras de Matos disse que não acreditava que teria a sua casa e não pagaria mais aluguel. “Já passei muito sufoco nessa vida, até deixei de comprar comida e remédios para não atrasar o aluguel. Meus joelhos têm calos de tanto que rezei para Deus me ajudar a conseguir minha casinha e hoje estou aqui, na maior felicidade por realizar meu maior sonho”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles