quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Comissão do Futuro, ciência para todos

Uma mensagem a todos os membros de Comissão do Futuro


Prezados membros do ComFuturoBr.Org


Primeiramente, eu gostaria de agradecer por todo apoio e pela participação de cada um no grande sucesso que se transformou o site da Comissão do Futuro da Ciência Brasileira. No seu primeiro mês de funcionamento o nosso site já conta com mais de 3000 membros registrados e 142 grupos de discussão. Como prometido, está na hora de lançarmos a segunda fase dessa iniciativa. Nosso objetivo nos próximos seis meses é fazer um diagnóstico detalhado da situação atual da ciência básica e aplicada no país. Para tanto, gostaríamos de contar com a participação do maior número possível de pesquisadores, professores, alunos, técnicos, gestores e todos aqueles envolvidos com a prática da ciência no Brasil. Para atingirmos esse objetivo, estamos criando uma nova ferramenta de participação da comunidade científica nesse processo: subcomitês locais da comissão do futuro.

Essa ideia tem como meta estimular a criação de subcomitês credenciados pela comissão do futuro em cada universidade, institutos de pesquisa públicos e privados, bem como em empresas. A finalidade básica de cada subcomitê será coletar informações, dados, opiniões, sugestões e críticas diretamente das "trincheiras" onde a ciência brasileira é praticada.

Nesse momento, a comissão gostaria que os subcomitês locais focassem em Seis áreas fundamentais:


1) Normas e procedimentos legais que regulam a prática científica;
2) Mecanismos e filosofia de financiamento de pesquisas científicas;
3) Formação de recursos humanos em ciência e tecnologia;
4) Mecanismos de avaliação e disseminação da produção científica;
5) Estado da ciência aplicada e da inovação tecnológica no país;
6) Estado da educação científica básica e relação da ciência com a sociedade brasileira.

Nos próximos meses cada subcomitê terá a missão de traçar um RX completo da instituição que ele representa, levando em conta esses seis itens.


Nossa primeira meta é cadastrar cinco subcomitês locais nas próximas duas semanas para o primeiro teste dos procedimentos e logística da rede de subcomitês da comissão do futuro. Para isto há duas maneiras de participar: cadastrar-se como voluntário ou organizar o subcomitê na sua Instituição, basta Clicar Aqui e preencher o formulário.


Os voluntários serão orientados como organizar um Subcomitê em sua instituição ou apresentados, caso já exista um formado, ao grupo existente.


Para cadastrar um Subcomitê é preciso um grupo de cinco membros associados formalmente com a instituição (professores, alunos, pesquisadores, técnicos), onde pelo menos um dos membros seja pesquisador com doutorado na sua área de atuação. Cada subcomitê elegerá um coordenador que será responsável por manter contato direto com a comissão do futuro.


Reuniões virtuais dos subcomitês com membros da comissão do futuro serão realizadas periodicamente por via eletrônica. Cada subcomitê produzirá um relatório final que será encaminhado à comissão do futuro.


Contamos com a colaboração de todos para atingirmos esses objetivos. Novamente, muito obrigado por todo empenho e dedicação. Essa é uma oportunidade única para obtermos um diagnóstico realista do atual estágio da ciência brasileira e contribuir para que ela possa se transformar em um instrumento poderoso de desenvolvimento social e econômico da sociedade brasileira.


Miguel Nicolelis


Visite Comissão do Futuro em: http://comfuturobr.org/?xg_source=msg_mes_network







0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles