sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aeroporto Afonso Pena: Por causa das obras restrição de voos começa na 2.ª

Parte das operações de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, será interrompida a partir da próxima segunda-feira. O cronograma de obras, que prevê o fechamento da pista de madrugada durante a semana e nos sábados e domingos nos próximos nove meses, contempla, além do recapeamento e substituição das luzes de pista, a montagem da estrutura física para receber no futuro o sistema de pouso por instrumentos ILS-3.

O primeiro passo para a instalação do aparelho, antiga reivindicação de empresários e entidades de Curitiba, foi anunciado ontem pelo diretor de Aeroportos da Infraero, João Márcio Jordão, em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo. O novo sistema, mais avançado que o hoje existente no terminal (ILS-2), permite que os aviões se aproximem da pista de pouso com pouca ou nenhuma visibilidade. Atualmente, em todo o país somente o Aero­porto de Cumbica, em Gua­rulhos, já possui o ILS-3 instalado.

Como parte dos preparativos para o recebimento do sistema, as obras do Afonso Pena que iniciam segunda-feira contemplarão a implantação de infraestrutura de dutos e bases metálicas para luminárias embutidas. O diretor de Aeroportos da Infraero, prevê, porém, que o ILS-3 seja instalado em São José dos Pinhais somente em 2013. O prazo foi estipulado levando em conta também o período de adaptação para as companhias aéreas, cujas aeronaves precisam ter o sistema para o correto funcionamento do equipamento. Além disso, os pilotos terão de passar por capacitação para operá-lo.

“Já deixaremos a estrutura preparada para receber o ILS-3 daqui a dois anos. Colocar o equi­­pamento é uma obrigação nossa, mas que precisa ser compartilhada com as companhias”, afirmou Jordão. Segun­do a Infraero, as empresas já fo­­ram notificadas oficialmente do plano para instalar o ILS-3 no Afonso Pena. Entretanto, elas não são obrigadas a operar por meio do sistema já em 2013.

Agendamento

As obras na pista do Afonso Pena devem prosseguir até junho de 2012. A pista ficará fechada de segunda-feira a sábado, da 0h15 às 6h15, e das 20h15 de sábado até 12h15 de domingo. Durante feriados e festas de fim de ano, as intervenções na pista serão suspensas e os voos ocorrerão normalmente nesses horários.

O remanejamento das passagens já compradas para esse período ficou a cargo das companhias aéreas. A recomendação da Infraero é que os passageiros contatem as empresas com antecedência para confirmar os novos horários e diminuir os transtornos. Dentro do saguão do aeroporto, mensagens reforçarão os horários de interrupção em painéis.

Londrina

O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do Paraná, também está tendo parte dos voos interrompidos devido a obras na pista, desde a última segunda-feira. As intervenções ocorrem da meia-noite às 6 horas nos dias de semana e das 19 horas de sábado às 11 horas de domingo. A previsão é que as obras fiquem prontas até março do ano que vem.

A Infraero não informou o total de voos afetados pelas obras nos dois aeroportos, alegando que as companhias aéreas ainda estão mandando propostas de remanejamento das viagens. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles