terça-feira, 23 de agosto de 2011

erremoto de magnitude 5.9 na escala Richter atingiu a costa leste dos Estados Unidos


Um terremoto de magnitude 5.9 na escala Richter atingiu a costa leste dos Estados Unidos nesta terça-feira, 23, de Virginia a Boston, informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em ingles). Inicialmente, a magnitude havia sido informada como 5.8. O serviço meteorológico americano afirmou que não há riscos de tsunami.


O prédio do Pentágono e o Congresso, em Washington, foram esvaziados por causa do tremor, que foi sentido também em Nova York e nos estados de Ohio, Carolina do Norte, Massachusetts e Nova Inglaterra. Houve relatos de que o sismo ainda foi sentido em Toronto, no Canadá.

Não houve relatos imediatos de vítimas ou de danos majoritários causados a edifícios onde o tremor foi sentido. No Aeroporto Nacional Reagan em Washington, porém, azulejos caíram do teto e os bombeiros de Nova York relataram pequenos danos em alguns locais. A Catedral Nacional, o edifício mais alto da capital americana, também sofreu alguns danos - houve uma ruptura em três pináculos na torre central. A embaixada do Equador foi outro edifício que registrou avarias leves.

O epicentro do tremor está a apenas um quilômetro de profundidade e ocorreu às 1h51 do horário local, de acordo com o USGS. Ainda segundo o instituto americano, o último tremor e que se tem notícia no Estado da Virgínia ocorreu em 1875 e teve magnitude 4.8.

A costa leste americana geralmente registra atividade sísmica, mas mais branda que a ocorrida nesta terça-feira. A região é menos preparada para este tipo de situação que o Alasca e a Califórnia, por exemplo, Estados situados em regiões onde a ocorrência de tremores é maior e mais forte.

Evacuação e aeroportos

Milhares de pessoas assustadas tomaram as ruas das cidades onde o tremor foi sentido. Além do Pentágono e do Capitólio, em Washington, os tribunais de Nova York foram evacuados, assim como no local das obras do Marco Zero. Em Boston, várias pessoas deixaram suas casas. O sismo durou aproximadamente cinco segundos.

O tremor causou o cancelamento de voos nos aeroportos JFK e Newark, em Nova York, foram atrasados para que as autoridades inspecionem as torres de controle e as pistas de pouso e decolagem. "Esperamos retomar as operações em breve. Levaremos algumas horas, nada mais que isso", disse o porta-voz da Administração do Porto de Nova York e Nova Jersey. Em Washington, a atividade aérea também foi paralisada.

Por precaução, as autoridades anunciaram que todos os monumentos e memoriais do país foram fechados após o terremoto. Funcionários do governos declararam ainda que dois reatores nucleares próximos do epicentro foram provisoriamente desligados, embora não tenham sido registrados danos nas usinas. (AE)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles