terça-feira, 23 de agosto de 2011

Servidores da UFPR adiam decisão sobre o fim da greve para 5ª-feira

Os servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), reunidos na manhã de hoje, adiaram a decisão sobre a aprovação de uma proposta da reitoria, que poderia por fim a greve iniciada em junho. O pacote de medidas será novamente avaliado em nova assembleia, marcada para apróxima quinta-feira.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba e do Litoral (Sinditest), Wilson Messias, a proposta apresentada pela universidade era “muito boa e deixava as exigências locais do movimento bem encaminhadas”. No entanto, Messias diz que o sindicato deverá esperar a negociação nacional da greve, que conta com 49 instituições paralisadas.

Segundo informações da reitoria da UFPR, a proposta oferecida contempla algumas das principais exigências feitas pelos grevistas. A universidade atenderia a reivindicação pela negociação da jornada de 30 horas, apoiaria o movimento de melhorias frente às condições de insalubridade para alguns setores, entre outras medidas. A contrapartida exigida pela UFPR seria o restabelecimento imediato das aulas.“As propostas locais são muito razoáveis, mas vieram num momento errado. Nós estamos num movimento muito maior, que conta com universidade de todo o país e não podemos abandoná-lo no meio do caminho”, afirma o presidente do sindicato.

O ponto que estaria travando a negociação seria o reajuste salarial, que faz parte do movimento nacional da greve e que “só poderia ser negociado diretamente com o Governo Federal, emBrasília”, de acordo com a universidade.

Messias diz que o movimento já trata das questões de salários nacionalmente e pode ter novidades já na data da próxima assembleia local (na quinta-feira).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles