sexta-feira, 29 de julho de 2011

Seminário no Paraná debate Plano Estadual de Habitação de Interesse Social


O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, abriu nesta quinta-feira (28) o primeiro seminário regional do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis), na cidade de Londrina. “Temos um desafio muito grande pela frente e por isso estamos aqui para discutir as diretrizes para investimentos em habitação no nosso Estado. Vamos construir eslano levando em conta as particularidades de cada cidade”, disse Chaowiche.

Neste primeiro encontro reuniram-se representantes das cidades das regiões de Londrina, Apucarana e Cornélio Procópio. Os seminários regionais antecedem o seminário estadual, previsto para outubro, quando o Plano será concluído e referendado. Após a homologação pelo Conselho Estadual de Habitação de Interesse Social, será encaminhado para a aprovação da Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades. Depois disso, o Plano será encaminhado à Assembleia Legislativa para tornar-se lei estadual.

O objetivo do Plano é apontar as necessidades habitacionais no Estado e as áreas prioritárias de ação. Com ações previstas para até 2023, o Plano passará por revisões ao longo dos anos. “Temos de pensar a longo prazo, pois o problema do déficit habitacional não se resolve em um ano. Com um plano bem estruturado, baseado na realidade das cidades, podemos organizar programas que atendam as suas necessidades”, disse o presidente da Cohapar.

Representando todos os prefeitos presentes, Edimar Aparecido Pereira dos Santos, prefeito de Santa Cecília do Pavão, disse que a Cohapar é responsável pela realização de um dos maiores sonhos de uma família, que é a casa própria. “O Plano Estadual fará com que as ações sejam contínuas. Hoje temos um governador preocupado com a habitação, mas não sabemos se daqui a dez anos será assim. Este Plano ajudará a garantir o atendimento constante à população mais necessitada”.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Londrina, Gerson Guariente, “este seminário é de extrema importância para a história do Paraná, que garante um programa habitacional de qualidade e bem estruturado”.

Victor Hugo Dantas, coordenador da Região Metropolitana de Londrina, afirmou que o Paraná está vivendo um momento especial. “Há um entendimento entre as forças políticas e a sociedade organizada. Todo o Estado ajudará neste Plano, tanto com ideias como nas ações”.

João Verçosa da Silva, presidente da Cohab Londrina, disse que o Plano é importante para o desenvolvimento de uma política habitacional que atenda as necessidades da população. “Vamos contribuir com o que pudermos, pois sabemos que este plano vai dar direção aos investimentos na área de habitação”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles