sexta-feira, 29 de julho de 2011

Obras de João Turin são tombadas como Patrimônio Histórico do Paraná

Casa João Turin


O conjunto da obra do escultor paranaense João Turin foi tombado pela Secretaria de Cultura do Paraná nesta quinta-feira (28). A decisão foi do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. As obras do artista, considerado o precursor da escultura no Paraná, incluem também baixos relevos, monumentos e bustos presentes em Curitiba e outros municípios paranaenses.

Nascido em Morretes, Litoral do Estado, em 1878, o artista tinha formação acadêmica em artes e especializou-se em escultura na Bélgica, na Real Academia de Belas Artes de Bruxelas. De acordo com informações da Secretaria de Cultura, uma de suas obras, a estátua de Tiradentes, recebeu elogios em 1922 pela imprensa francesa. O escultor morreu em 1949 e deixou um acervo que, desde 1989, está abrigado na Casa João Turin, em Curitiba.

A Casa fica na Rua Mateus Leme, n° 38, no Largo da Ordem. O local é aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. Nos sábados e domingos, o horário de visitação vai das 10h às 16h. Mais informações pelos telefones (41) 3223-1182 ou (41) 3323-5715

Outros tombamentos

A Secretaria de Cultura também determinou o tombamento de outras duas construções no Norte do Paraná. Uma delas é a Capela São Bonifácio, em Maringá. Erguida em 1939, é a primeira construção católica da cidade, onde foram realizadas as primeiras missas e batizados do município. A capela pertence à Ordem dos Irmãos Palotinos.

Outra construção que também ganhou título de Patrimônio Histórico e Artístico é o Palacete dos Garcia, em Londrina, no Norte do estado. No local, construído em 1947, já passaram ou se hospedaram diversas autoridades políticas do Paraná e do Brasil, como o ex-presidente Juscelino Kubitscheck, os ex-governadores Moisés Lupion e Ney Braga, além do primeiro arcebispo da cidade, Dom Geraldo Fernandes.

Obras de João Turin:











0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles