quinta-feira, 28 de julho de 2011

Helena Greco, militante dos direitos humanos morre em BH

Morreu nesta quarta-feira na sua casa em Belo Horizonte, aos 95 anos, a militante de esquerda Helena Greco, pioneira na luta pelos direitos humanos em Minas Gerais. Em 1977, ela se engajou na luta pela anistia e ganhou notoriedade. Ajudou a fundar o PT e foi a primeira vereadora eleita pelo partido no começo dos anos 80. Se reelegeu depois para o cargo.

Por sua luta, denunciou a ocorrência de várias ameaças que lhe faziam. Dona Helena, como era chamada, presidiu em Minas o comitê feminino pela anistia e, com a chegada do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, em 1993, ajudou a criar a Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos.

Foi lutadora incansável contra a ditadura e pela redemocratização do país. Seu destemor a tornou uma das principais referências da campanha pela anistia irrestrita. Posteriormente, dedicou-se com a mesma coragem e determinação à defesa dos trabalhadores e de todos os oprimidos".

Helena Greco foi formada em farmácia e era viúva de José Bartolomeu Greco desde 2002. Ela deixa três filhos e três netos.


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles