quinta-feira, 28 de julho de 2011

Chefe militar dos rebeldes é morto na Líbia

O anúncio desta quinta-feira veio horas após Fattah Younes ter sido preso pelos rebeldes para ser questionado se sua família ainda manteria ligações com o regime do ditador Muammar Gaddafi.

Abdel Jalil não informou as circunstâncias da morte, mas disse que o líder do batalhão que matou Younes foi preso.

Fontes afirmaram que Younes, que era ex-ministro do Interior de Gaddafi e que desertou para o lado dos rebeldes em fevereiro, manteve contato com as forças leais ao regime de Gaddafi e que a ordem de prisão teria partido do Conselho Nacional de Transição.

Há suspeitas de que a morte pode ter sido uma retaliação a esse suposto elo.

Segundo as agências, soldados em veículos blindados teriam detido o líder militar nas proximidades da cidade de Brega, onde as tropas rebeldes estão combatendo as forças de Gaddafi.

ONDA DE REVOLTAS

O ditador líbio enfrenta desde março uma ampla ofensiva militar dos rebeldes oposicionistas, que exigem sua renúncia imediata. Como outros líderes confrontados na onda de revoltas do mundo árabe, ele condena a interferência externa em seu país e diz que não deixará o poder.

Diante da violenta repressão das forças de Gaddafi, a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou uma resolução para intervenção militar no país, com objetivo de proteger os civis.

A ofensiva, iniciada em 19 de março, não conseguiu derrotar Gaddafi, que continua negando pedidos para que deixe o poder.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles