quarta-feira, 6 de julho de 2011

Experimento identifica sinal de autoconsciência em macaco-rhesus

Um experimento feito com quatro macacos-rhesus mostrou que esse animal é capaz de perceber que suas ações têm determinados efeitos, uma importante característica da autoconsciência. O resultado é surpreendente porque esses primatas geralmente não passam em testes com espelhos – eles demonstram que não compreendem que a imagem refletida é deles próprios e não de um outro macaco.

Para mostrar que os rhesus compreendem que seus atos têm efeito sobre o mundo externo, o pesquisador Justin Couchman, da Universidade Estadual de Nova York, nos EUA, treinou os macacos para mover um cursor numa tela usando um joystick, percorrendo determinado trajeto em troca de uma recompensa. Em seguida, acrescentava um segundo cursor que não acompanhava os comandos dos animais. Os primatas demonstraram perceber que somente um determinado cursor respondia a seus comandos.

De acordo com o cientista, essa constatação pode ser importante no estudo de distúrbios em humanos, já que alguns deles, como autismo, mal de Alzheimer e esquizofrenia, também podem levar a que uma pessoa não passe no teste do espelho. Determinando uma outra forma de testar a autoconsciência, pode ser possível buscar formas diferentes de analisar essas doenças. O artigo foi publicado nesta quarta-feira (6) na “Biology Letters”.

O macaco-rhesus é uma espécie das mais usadas para experiências. Nela foram testadas vacinas contra raiva, sarampo e pólio, e medicamentos contra a AIDS, além de terem sido feitos testes relacionados ao uso de células-tronco. (G1)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles