sábado, 30 de julho de 2011

Cohapar repassa verba para assentamento do MST em Arapongas e anuncia a construção de 509 casas


O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, esteve nesta sexta-feira (29) na cidade de Arapongas para fazer o repasse de R$ 87, 5 mil ao assentamento Dorcelina Folador para a construção de 15 unidades habitacionais. Chaowiche anunciou ainda a liberação do processo de licitação para 49 moradias no distrito de Aricanduva e o prefeito da cidade, Beto Pugliesi, efetivou a doação de uma área para 229 novas unidades e propôs parceria para outras 216 casas.

“Este repasse ao assentamento Dorcelina Folador demonstra o respeito que o governador Beto Richa tem com as pessoas que trabalham no campo e que são responsáveis pelas riquezas do nosso Estado. Queremos evitar que famílias continuem saindo de suas pequenas propriedades para buscar uma vida melhor nos grandes centros, pois muitas vezes elas sofrem com as mazelas que as favelas causam”, destacou Chaowiche.

Hamilton Serighelli, assessor de assuntos fundiários do governo disse que esta unificação que está acontecendo entre os órgãos do Estado e governo Federal é a solução para resolver todas as pendências. “É importante lutarmos para que estas pessoas fiquem no campo, mas temos que oferecer qualidade de vida. Vamos transformar os assentamentos do Paraná e transformá-los em exemplos para o Brasil”.

Nilton Guedes, superintendente do Incra no Estado, disse que com poucos meses de governo já é possível ver a diferença no tratamento das questões fundiárias. “O respeito e a sensibilidade que todos estão demonstrando aos assentamentos marca um novo paradigma na reforma agrária do Paraná. Antes gastava a maior parte do meu tempo resolvendo conflitos e hoje estamos trabalhando no desenvolvimento dos assentamentos”.

O prefeito disse que a evolução do assentamento é boa para a cidade toda. “Garantimos que teremos uma produção de leite, frutas, verduras, não podemos deixá-los perderem tudo que já conquistaram. Este repasse nos faz acreditar que fizemos a escolha certa elegendo Beto Richa como governador”, declarou.

Alencar Hermas, coordenador do assentamento Dorcelina Folador, fundado há 11 anos e hoje com 600 pessoas, disse que estas casas fortalecem a vontade de as pessoas permanecerem no campo. “Queremos que a juventude continue com o trabalho que já iniciamos, mas somente com um lugar decente para morar podemos incentivá-los a ficar. Não queremos mais ver nossos filhos passando necessidade nas grandes cidades, vamos fazer com que o nosso assentamento ofereça trabalho e qualidade de vida”.

Novas casas – A liberação do processo de licitação das 49 casas no distrito de Aricanduva foi muito esperada pelas famílias. “Estou muito emocionada, pois consigo ver que meu sonho vai se concretizar. É muito difícil viver de aluguel com meus seis filhos para sustentar. Sonhamos com o dia que vamos entrar na nossa moradia”, disse Rosa Aparecida dos Santos.

O prefeito doou uma área para 229 novas unidades que serão feitas pela Cohapar. Toda a documentação já foi encaminhada e o projeto será analisado pela Caixa. “Nossa ideia é começar o empreendimento ainda este ano, queremos que mais famílias tenham a oportunidade de ter a casa própria”, afirmou Chaowiche.

Ao lado de um conjunto com 500 moradias construído pela Cohapar a prefeitura está executando 408 casas através do programa Minha Casa Minha Vida e o prefeito propôs à Cohapar a parceria para construir outras 216 casas numa parceria entre os dois governos e a iniciativa privada.

“Nosso governo já concedeu isenção do ICMS, temos parceria com as prefeituras, Caixa Econômica, movimentos sociais e toda a população. Vamos mostrar ao Brasil que dando as mãos faremos o maior resgate social da história através da habitação”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles