quarta-feira, 13 de julho de 2011

Brasileiras estão entre as mais estressadas do mundo

Um levantamento feito pela empresa de pesquisa de mercado Nielsen, denominado “The Women Of Tomorrow Study” (“Estudo das Mulheres de Amanhã”, em tradução livre), revelou que as mulheres indianas são as mais estressadas do mundo. Já as brasileiras ocupam o quarto lugar no ranking mundial de estresse.

De acordo com o estudo, 87% das indianas afirmam que se sentem estressadas o tempo inteiro e 82% delas dizem que não têm tempo para relaxar. Entre as brasileiras, o percentual de mulheres estressadas chega a 67%.

Mercado de trabalho e obrigações familiares

Ao todo foram analisadas 6.500 mulheres de 21 países. As mexicanas e as russas aparecem na segunda e na terceira posições do ranking, respectivamente.

O estudo ressalta que os altos níveis de estresse podem associados, entre outras hipóteses, ao fato de as mulheres estarem assumindo papéis mais importantes no mercado de trabalho, mas sem deixarem de lado as obrigações familiares.

O jornal indiano The Economic Times acredita que a cultura de locais subdesenvolvidos propicia o estresse na mulher. No caso da Índia, a publicação ressalta que as mulheres estariam estressadas porque, ao mesmo tempo em que são pressionadas a obterem um emprego moderno, elas também têm que se conformar com os padrões culturais tradicionalistas do país asiático.

Aumento do poder aquisitivo

Enquanto isso, as mulheres menos estressadas do mundo estão na Suécia, seguidas pelas mulheres da Malásia, Coreia do Sul, Tailândia e Alemanha.

O estudo também dá destaque às preferências de consumo das mulheres das economias emergentes e desenvolvidas. Enquanto as que vivem em países emergentes utilizam o que sobra de seu dinheiro em roupas, saúde, artigos de beleza, alimentos e educação, as de nações desenvolvidas dão prioridade a viagens, poupanças e pagamento de dívidas.

A vice-presidente da Nielsen, Susan Whiting, ressalta que as mulheres estão aumentando seu poder aquisitivo e consequentemente ganhando mais controle e influência sobre as decisões domésticas. “Como resultado, as mulheres de hoje e de amanhã são os principais consumidores em potencial”, destacou.

Confira abaixo onde estão as mulheres mais estressadas do mundo:

1 – Índia (87% de mulheres estressadas)
2 – México (74%)
3 – Rússia (69%)
4 – Brasil (67%)
5 – Espanha (66%)
6 – França (65%)
7 – África do Sul (64%)
8 – Itália (64%)
9 – Nigéria (58%)
10 – Turquia (56%)
11 – Grã-Bretanha (55%)
12 – Estados Unidos (53%)
13 – Japão (52%)
14 – Canadá (52%)
15 – Austrália (52%)
16 – China (51%)
17 – Alemanha (47%)
18 – Tailândia (45%)
19 – Coreia do Sul (45%)
20 – Malásia (44%)
21 – Suécia (44%)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles