quarta-feira, 1 de junho de 2011

A privataria petista: Dilma anuncia privatização de três aeroportos para Copa


Empresa que ganhar concessão do governo terá 51% do controle dos terminais e será responsável por obras

A iniciativa privada vai controlar 51% do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, assim como dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Viracopos (SP). A Infraero, estatal que hoje é responsável pela administração dos aeroportos, ficará com 49% do controle acionário das empresas que serão criadas para gerir os terminais.

A divisão está prevista no modelo de concessão à iniciativa privada elaborado pelo governo e divulgado ontem após reunião entre a presidente Dilma Rousseff e os governadores e prefeitos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Segundo o governo, a privatização tem como objetivo acelerar as obras de modernização dos aeroportos para que eles sejam capazes de absorver a demanda criada pelo evento e pelo crescimento da economia.

A parceria entre iniciativa privada e Infraero será feita por meio de uma Sociedade de Propósito Específico, uma espécie de nova empresa que nascerá da união entre os setores privado e público que terá a responsabilidade de realizar as obras de ampliação dos aeroportos e administrá-los.

A previsão é de que os editais com os critérios a que as empresas deverão atender para concorrer ao controle dos aeroportos fiquem prontos até dezembro deste ano e tragam metas de qualidade que a iniciativa privada terá de cumprir. Segundo Dilma, um dos objetivos é atrair grandes operadoras aeroportuárias internacionais para o setor.

O governo ainda estuda que modelo adotará nos casos dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e Confins, em Belo Horizonte. A Infraero manterá os investimentos previstos na infraestrutura aeroportuária de todo o país. (Destak)

Comentário:

Durante os governos do PT o Brasil já privatizou:

Lula

- Áreas de exploração de petróleo

- Florestas nacionais

- Rodovias Federais

- Banco do Estado do Ceará

- Banco do Estado do Maranhão

- Hidrelétrica Santo Antônio

- Hidrelétrica Jirau

- Hidrelétrica de Belo Monte

- Linha de transmissão Porto Velho (RO) – Araraquara (SP)

Dilma

- Aeroportos

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles