quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ibama aceita EIA/RIMA dos portos de Paranaguá e Antonina


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comunicou nesta quarta-feira (01/06) à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) que o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) dos portos paranaenses foram aceitos.

Desta forma, a Appa está apta a dar andamento aos procedimentos de realização da dragagem de aprofundamento do Canal da Galheta e da Bacia de Evolução. “A aprovação dos estudos de impacto ambiental permitirá que os portos de Paranaguá e Antonina executem obras essenciais para o bom funcionamento da atividade portuária, permitindo melhorias significativas nas condições técnico-operacionais dos dois terminais”, informa o superintendente Airton Vidal Maron.

“Desde o início desta gestão temos trabalhado intensamente para obter esta liberação”, explica o superintendente da Appa. De acordo com ele, foram diversas reuniões em Brasília, sempre acompanhados do secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, para conseguir a aprovação dos estudos. “Com o EIA/RIMA, damos um importante passo para realização de obras tão esperadas e necessárias aos portos de Paranaguá a Antonina”.

A obtenção das autorizações ambientais para realização das dragagens dos portos de Paranaguá e Antonina foi uma das primeiras determinações do governador Beto Richa, que estabeleceu como prioridade absoluta a realização das obras nos terminais paranaenses. Após a realização da dragagem emergencial dos berços de atracação no início do ano, a Appa começou a trabalhar na documentação exigida pelo Ibama para a obtenção das autorizações.

O próximo passo será a realização da audiência pública para a discussão do EIA/RIMA com a sociedade. A audiência será marcada pelo Ibama dentro de 10 dias, aproximadamente.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles