quarta-feira, 1 de junho de 2011

Governo do Estado vai auxiliar Londrina a gerenciar crise na saúde

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, procurou na tarde desta quarta-feira (01) a secretária municipal de Saúde de Londrina, para propor ajuda do Estado ao município na solução da crise estabelecida na cidade em razão do encerramento dos dois convênios que tratavam da prestação de serviços de saúde e que estão sob investigação do Gaeco.

“Considerando a gravidade da situação de Londrina e apesar de a cidade contar com uma forma de gestão da saúde que dá a ela autonomia plena para tratar de suas questões, nos antecipamos ao pedido da secretária municipal e já estamos atuando para amenizar os prejuízos da população neste momento de crise”, afirmou o secretário.

A Secretaria Estadual da Saúde e a 17ª Regional de Saúde irão auxiliar na Central de Regulação do município, na articulação entre Siate e Samu, bem como, atendendo solicitação da secretária municipal Ana Olympia Dornellas, articular junto ao Ministério Público do Paraná para que o HUTEC, vinculado ao Hospital Universitário da UEL, possa assumir a lacuna deixada pela interrupção dos serviços prestados pelas duas empresas.

Com o encerramento desses convênios serão dispensados cerca de 900 funcionários da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas e motoristas. Esses profissionais prestavam atendimento no programa Saúde da Família, Samu, Policlínica, Central de Leitos, Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico e 2 Unidades Básicas da Saúde 24 horas.

O município realizou no último domingo (29) o concurso público nº 67/2011 para contratação de novos profissionais da saúde, mas a convocação dos classificados ainda deve demorar.

“Da mesma forma que desde o início do ano apoiamos o município no enfrentamento da dengue, enviando recursos, equipamentos, pessoal e material de apoio para o combate à doença, também agora nos colocamos à disposição para auxiliar Londrina a encontrar alternativas para estabilizar a atenção primária à saúde e atender adequadamente sua população”, disse o secretário.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles