quinta-feira, 9 de junho de 2011

Paraná cria câmara técnica para humanização da saúde


O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, instituiu nesta quarta-feira (8), durante reunião realizada no auditório da Secretaria da Saúde, a Câmara Técnica de Humanização da Saúde do Paraná. O grupo, que se reúne desde 2007 para aprimorar a Política Nacional de Humanização, contará com representantes de todo o Estado.

“A humanização é uma questão de atitude. É extremamente importante que este assunto seja debatido em todos os serviços de saúde, não só naqueles que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o secretário.

Caputo Neto garantiu todo o apoio institucional para a formalização da câmara e ofereceu a estrutura da Escola de Saúde Pública para a realização do curso de formação de apoiadores da Política Nacional de Humanização.

“O Paraná é um dos únicos estados que ainda não realizou nenhuma capacitação deste tipo”, explicou a coordenadora da Câmara técnica do Paraná, Regina Tanaka.

A câmara técnica realiza reuniões itinerantes uma vez por mês. “Queremos envolver todas as instituições que participam do grupo e mostrar a realidade cada serviço”, disse Regina. O próximo encontro, no início do mês de julho, será no Hospital de Clínicas.

O tema da reunião deste mês foi a saúde do trabalhador com foco no campo emocional, apresentado pela psicóloga Márcia Regina Santos, representante da Secretaria na Câmara Técnica. “A rotina do profissional de saúde por si só é estressante, por isso precisamos cuidar também destes profissionais”, explicou.

De acordo com ela, o processo de humanização deve acontecer de forma global, abrangendo os interesses da instituição e particularidades dos profissionais de saúde. “A humanização não pode ser imposta, tem que partir dos profissionais envolvidos”, ressaltou a psicóloga.

A chefe do departamento de Atenção ao Risco da Superintendência de Atenção Primária, Isa Hermann, também representa a Secretaria da Saúde na Câmara Técnica.

CONGRESSO – A Aliança Saúde realizará entre os dias 8 e 10 de agosto o II Congresso de Humanização e a I Jornada Interdisciplinar de Humanização com o tema principal “A dimensão do cuidado”. Mais informações no site www.pucpr.br/extensao ou pelo telefone (41) 3271-1118.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles