quinta-feira, 9 de junho de 2011

Líder camponesa é morta por atirador na Colômbia


"Le atribuyo este crimen al Estado", disse a filha.

Um atirador matou a tiros uma líder camponesa colombiana que fazia campanha pela devolução das terras tomadas por milícias ilegais, informou a polícia na quarta-feira, dias antes de uma nova lei sobre a posse de terra entrar em vigor.

A Colômbia, que é o quarto maior produtor de petróleo da América Latina, conviveu durante mais de 40 anos com a violência promovida por paramilitares traficantes de drogas. Embora os confrontos e assassinatos continuem ocorrendo, o país tem observado a diminuição do conflito ao longo da década passada.

A polícia afirmou que o atirador matou Ana Fabricia Córdoba, de 51 anos, em um ônibus municipal de Medellín, na província de Antioquia, 220 quilômetros a noroeste da capital colombiana.

Córdoba era líder de um grupo que tentava proteger os direitos das pessoas desalojadas pela guerra e trabalhava pela restituição de terra depois que seu marido foi assassinado por um grupo armado.

Ao menos doze líderes de movimentos pela restituição de terra foram mortos nos últimos dois anos, afirmaram grupos de direitos humanos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles