quarta-feira, 11 de maio de 2011

Prejuízo em golpe da VC Consultoria pode chegar a R$ 10 milhões


Neviton Pretti Caetano, 59 anos, apontado como dono da empresa, foi preso em Balneário Camboriú

A empresa VC Consultoria, com filiais no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, foi fechada nesta quarta-feira (11) durante a Operação Consignado, da Polícia Civil. Seis pessoas ligadas ao grupo foram presas suspeitas de fraudar empréstimos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A estimativa é que os golpes tenham provocado um prejuízo de R$ 10 milhões.

Entre os detidos está Neviton Pretti Caetano, 59 anos, apontado como dono da empresa. Ele, a mulher, Shirlei dos Santos Ramos, 36 anos, e o motorista, Arnaldo Weber Junior, de 42 anos, foram detidos em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Eles foram trazidos para Curitiba sob forte esquema de segurança, inclusive com a escolta de um helicóptero da Polícia Civil catarinense.

Em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foram detidos Letícia Justimiano dos Santos, apontada como laranja da quadrilha e Alexandre Rafael Nascimento Santana, 27 anos, gerente da empresa. Em Curitiba, foi detida Neide Fernandes, de 43 anos, gerente da empresa e braço direito de Caetano.

Na operação foram cumpridos 41 mandados de prisão e de busca e apreensão.A polícia apreendeu veículos de luxo, sendo quatro Mercedes-Benz, dois Cherokee e um Toyota Hilux. Também foram apreendidos mais de 15 mil contratos em branco assinados. Além disso, a polícia acredita que muitas pessoas nem sabem que foram enganadas.

Dezessete lojas da VC Consultoria foram fechadas, sendo 13 no Paraná, três em Santa Catarina e uma no Rio de Janeiro. Em Curitiba, eram cinco lojas e no interior havia filiais em Maringá, Cascavel, Londrina, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Paranaguá.

No momento em que a loja da Praça Rui Barbosa estava sendo fechada, por volta das 10 horas, clientes da VC Consultoria chegavam ao local em busca de informações. Três aposentados – que não quiseram se identificar – disseram que contrataram empréstimos consignados. Os valores foram descontados em folha dos benefícios do INSS. O problema é que, segundo os aposentados ouvidos pela reportagem, o valor descontado pela empresa foi superior ao que havia sido solicitado. Além disso, eles estavam tendo dificuldades para conseguir cancelar os contratos.

Investigações

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) informou que investigava denúncias de práticas comerciais abusivas envolvendo empréstimos consignados feitos na VC Consultoria desde o início de 2011.

Havia a suspeita de que a empresa tinha cometido os crimes de estelionato, propaganda enganosa e coação na contratação de empréstimos não solicitados por aposentados, pensionistas e idosos. Por isso o MP-PR requisitou que a Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor instaurasse inquérito policial.

Esquema

A empresa usava várias estratégias, segundo a Polícia Civil, para aplicar o golpe. Em alguns casos, a fraude começava com um telefonema. O interessando ligava para a VC Consultoria pedindo informações sobre empréstimo, mas mesmo sem autorização, a empresa efetuava o contrato.

“Quando a pessoa percebia os descontos sendo feitos em seu beneficio, procurava a empresa, mas eles persuadiam o cliente a ficar com o dinheiro, alegando que a devolução do valor iria demorar. E com isso a empresa recebia a comissão do empréstimo”, explicou o delegado do Nurce, Itiro Hashitani.

A empresa também fazia com que os clientes assinassem várias cópias de contrato em branco, que eram usadas mais tarde para realização de outros empréstimos sem o conhecimento do cliente. Segundo o delegado, a empresa lesava clientes que já tinham empréstimos. “De acordo com o valor do benefício existe um limite para empréstimo, mas com o reajuste do salário mínimo esse limite aumentava e a empresa fazia novos empréstimos sem o conhecimento das vítimas”, disse Hashitani.

Em alguns casos as vítimas não se davam conta dos empréstimos, pois eram descontados em seus benefícios valores baixos. Nestes casos, além de receber o valor da comissão, a empresa se apropriava indevidamente dos valores dos empréstimos.

A Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon) de Curitiba já recebeu cerca de 100 denúncias contra a empresa, informou o delegado Jairo Estorilio. O número de vítimas nos três estados onde a empresa atuava pode passar de 15 mil.

Os aposentados e pensionistas que foram vítimas do golpe devem procurar a Delegacia do Consumidor para registrar a denúncia. A delegacia está localizada na Rua Ermelino de Leão, número 513, no Centro de Curitiba. O telefone é (41) 3883-7100.

O advogado Heitor Fabreti Amante, que representa a empresa, afirmou que não poderia comentar o caso, pois não havia tido acesso ao teor das denúncias. Ele disse apenas que a VC Consultoria só intermediava os contratos de empréstimo com o banco BMG. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles