quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cardeal Raymundo Damasceno é eleito presidente da CNBB


O arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi eleito nesta segunda-feira (9) para o cargo de presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Damasceno recebeu 196 votos, o equivalente a 71% dos votos válidos.

A eleição foi realizada durante a 49ª Assembléia Geral da CNBB, em Aparecida. Outro candidato à presidência era dom Odilo Pedro Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo. Os dois são os únicos cardeais brasileiros em atividade, e gozam de grande prestígio no episcopado.

Histórico

Raymundo Damasceno Assis nasceu em 1937 na cidade mineira de Capela Nova (MG). Estudou Filosofia no Seminário Maior de Mariana (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Foi bispo auxiliar de Brasília, professor do departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB).

Dom Damasceno foi secretário da CNBB por dois mandatos consecutivos (1995-1998; 1999-2003) e, mais recentemente, membro da Pontifícia Comissão para a América Latina – CAL e sínodo para a África, em 2009.

Conservador e alinhado com o papa

Os blogs de cristãos tradicionalistas ultra-conservadores (como o Tradição em Foco com Roma) comemoraram a eleição de Dom Raymundo Damasceno Assis.

Durante o processo de votação do projeto de lei n°1.151/95, que garantia direitos de herança e previdência a casais do mesmo sexo, a CNBB enviou a todos os 513 deputados uma carta em que falava do 'perigo' de uniões 'antinaturais'. A carta, tinha sido assinada pelo secretário-geral da CNBB, d. Raymundo Damasceno Assis, e pelo bispo responsável pelo setor 'Família e Vida' da entidade, d. Aloysio José Leal Penna.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles