segunda-feira, 28 de março de 2011

Servidores do Hospital de Clínicas, UFPR e UTFPR entram em greve


Os servidores do Hospital de Clínicas (HC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram em assembleia na manhã desta segunda-feira (28) decretar greve por tempo indeterminado.

Devem cruzar os braços cerca de 3,5 mil servidores técnico-administrativos e funcionários dos três órgãos, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest).

Segundo o sindicato, por ser um serviço essencial, o Hospital de Clínicas irá manter o atendimento mínimo de 30% em todos os setores durante a greve.

O sindicato informou que uma reunião será realizada hoje à tarde para definir as próximas ações da greve e de mobilização da categoria. A última greve realizada pelos servidores das entidades ocorreu em 2007 e durou mais de cem dias.

Reivindicações

A pauta de reivindicações considerada prioritária pelo Sindicato é o combate à Medida Provisória 520, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – entidade privada que ficaria responsável por administrar os hospitais públicos universitários.

De acordo com a diretora de Imprensa do Sinditest, Carla Cobalchini, a criação da empresa é entendida pela categoria como privatização. Com a transferência dos processos de ensino, pesquisa, extensão e assistência para iniciativa privada, a categoria teme prejuízos aos trabalhadores, como demissões e a abertura para atendimento a convênios e particulares.

A categoria luta ainda pelo reajuste do piso salário para três salários mínimos, passando de R$ 1.035,00 para R$ 1.635,00, que refletiria sobre todos os outros salários das carreiras. “O nosso salário é o menor do serviço público federal. Há lugares em que o profissional de nível auxiliar recebe mais do que o profissional de nível superior”, disse o diretor de Formação Sindical do sindicato, Bernardo Pilotto.

A categoria luta ainda por melhorias no Plano de Carreira, a realização de um concurso público e o combate à terceirização dos serviços. (Paraná online)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles