segunda-feira, 28 de março de 2011

Governo debate melhorias para tornar Paraná mais competitivo

Com o foco na solução imediata de problemas na logística e infraestrutura, o Governo do Estado iniciou nesta sexta-feira (25) as atividades da Câmara de Infraestrutura do programa Paraná Competitivo, que busca aumentar a atração de investimentos empresariais no Estado em relação a mercados nacionais e internacionais.

De acordo com o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, a câmara tem o objetivo de buscar soluções de curto prazo para diversos problemas causados pela falta de eficiência em alguns setores da infraestrutura paranaense.

“Os investidores não esperam a execução de grandes obras para decidir para onde vai o empreendimento. Temos que trabalhar em conjunto, otimizando esforços para tornar o Estado eficiente com a infraestrutura que temos”, afirmou.

Hoje cerca de 60 grupos empresariais estão analisando o Paraná como possível destino dos investimentos. “Temos a obrigação de criar um bom ambiente para atrair o máximo desses empreendimentos”, acrescentou Ricardo Barros.

O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirmou que o Governo possui o levantamento das obras necessárias em todos os modais de transporte e trabalha na busca de recursos federais e estaduais para a execução das obras. “Mas enquanto essas obras não saem no papel é essencial trabalharmos para aumentar a eficiência da infraestrutura existente no Paraná”, salientou.

O encontro reuniu mais de 40 representantes dos poderes públicos estadual, federal e municipal; de federações, associações e sindicatos; do setor privado - entre eles concessionárias de pedágio, empresas de telefonia; usuários e outras entidades ligadas ao tema.

Entre os assuntos discutidos estão as filas no Porto de Paranaguá, os problemas de excesso de peso, a falta de união e comunicação entre órgãos, problemas aduaneiros, licenças ambientais, entraves nos aeroportos e portos e dificuldade no transporte ferroviário.

“Iniciamos um bom debate. Agora vamos aprofundar e detalhar os temas nos próximos encontros para buscarmos soluções inteligentes que corrijam em curto prazo diversos problemas e entraves que encarem o custo do setor produtivo paranaense e tornam o estado menos competitivo no âmbito nacional e internacional”, destacou Ricardo Barros.

Também participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, Jonel Iurk, o deputado estadual Professor Lemos.

PARANÁ COMPETITIVO - A Câmara de Infraestrutura é a terceira linha de ação do programa Paraná Competitivo. Ao todo são cinco vertentes, a primeira, concluída recentemente, foi a parte fiscal que modernizou e flexibilizou a política fiscal para atração de ampliação de investimentos empresariais no Estrado.

A Câmara de Internacionalização, que foca no aumento da representatividade do Paraná nos mercados internacionais, deve ser concluída em breve com a criação da Agência de Internacionalização do Paraná.

Há também mais duas linhas do programa que devem iniciar em breve: a de Mão-de-obra, para qualificar melhor os trabalhadores, e a de Desburocratização, que vai trabalhar na agilidade dos trâmites legais para as empresas instaladas no Estado.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles