segunda-feira, 28 de março de 2011

Assessor para Assuntos Fundiários participa da implantação de assentamento em Londrina


O assessor para Assuntos Fundiários do Paraná, Hamilton Serighelli, participou nesta sexta-feira (25), do ato de implantação do assentamento Eli Vive, no Distrito Rural de Lerroville, em Londrina. A área de 7.300 hectares pertencia às fazendas Guairacá e Pininga e foi adquirida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para receber entre 540 e 600 famílias de agricultores. Durante o evento foi inaugurada uma escola itinerante do Núcleo Regional da Secretaria da Educação, que irá atender aproximadamente 450 crianças.

O assentamento está em um dos locais mais férteis do Paraná, com ótimo potencial produtivo, de acordo com técnicos do Incra.

“Esse primeiro assentamento que acontece no governo Beto Richa demonstra que com diálogo é possível evitar os conflitos e as ocupações. Mostra que os governos estadual e federal e os movimentos sociais estão trabalhando pela aquisição de novas áreas para reforma agrária”, afirma Serighelli. Ele disse que existe solução para a questão da reforma agrária, mas o processo exige paciência de todas as partes.

O novo assentamento é Eli Vive, em homenagem a Eli Dallemole, camponês morto em conflito de terras em 2008. O Incra informou que a área é um dos lugares mais férteis do Paraná, avaliadas por técnicos do instituto como de ótimo potencial produtivo. Os projetos de assentamento serão chamados Eli Vive 1 e 2 e têm origem nos 7.313,06 hectares ocupados pelas fazendas Guairacá (com 5.826,52 hectares) e Pininga (com 1.486,54 hectares).

Com a criação dos assentamentos, os trabalhadores terão direito a crédito, energia elétrica, abastecimento de água, habitação e apoio à instalação, além de acesso à linhas de crédito e custeio do PRONAF para a reforma agrária. Nesta sexta-feira, as famílias começaram a debater o Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), que vai definir a área de cada lote, as diretrizes de tecnologia para produção, preservação ambiental e de educação no assentamento.

Na área adquirida pelo Incra serão assentadas principalmente famílias que estavam acampadas em situação precária em municípios como Cascavel, Rio Branco do Ivaí e Ortigueira.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles