sábado, 19 de março de 2011

Radiação contamina água e alimentos após acidente nuclear no Japão


O governo japonês confirmou neste sábado níveis de radiação acima do normal em espinafre e leite produzidos em fazendas próximas ao complexo nuclear de Fukushima, atingido pelo tsunami do último dia 11. O Ministério de Ciência do Japão também identificou vestígios de uma substância radioativa incomum foram detectados na água da torneira em Tóquio e em outras cinco cidades próximas. Contudo, segundo o governo japonês (?), as quantidades são muito pequenas para representarem uma ameaça à saúde humana.

A comida analisada vem de fazendas a cerca de 100 quilômetros da usina nuclear, o que sugere uma área de contaminação expandida. Enquanto os níveis de radiação excederam os limites permitidos pelo governo, o secretário do cabinete do governo, Yukio Edano, insistiu que os produtos "não oferecem risco à saúde imediato".

Bombeiros também bombearam toneladas de água diretamente do oceano para uma das principais áreas atingidas na usina nuclera de Dai-ichi, em Fukushima: a piscina de resfriamento de combustível nuclear usado da unidade 3 da usina. O combustível nuclear correm o risco de queimar e espalhar o material radioativo para o ambiente.

A primeira notícia sobre comida contaminada na crise do Japão é mais um problema para as graves consequências do desastre que se seguiu ao terremoto de magnitude 9,0 em 11 de março. O terremoto provocou um tsunami que devastou a costa nordeste do Japão, matando mais de 7,2 mil pessoas e afetando os sistemas de resfriamento da usina nuclear, e um vazamento de radiação. (AP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles