domingo, 27 de março de 2011

Pesado golpe contra Kadafi: Rebeldes líbios reconquistam a cidade petrolífera de Ras Lanuf


As forças rebeldes líbias reconquistaram neste domingo o controle sobre Ras Lanuf, cidade petrolífera considerada estratégica para o avanço até a capital, Trípoli, assim como a localidade de Ben Jawad, segundo informações da agência de notícias France Presse.

Veja galeria de imagens da Líbia

Agora, seguem rumo a Sirte, cidade natal do ditador Muammar Gaddafi. Ontem, conseguiram o controle de Ajdabiyah, no leste da Líbia, depois de um bombardeio realizado por aviões franceses e britânicos sobre os tanques e as tropas de artilharia leais ao ditador.

Horas após recuperar o controle sobre Ajdabiyah, perdido na semana passada durante avanço do Exército, insurgentes também recuperaram Brega.

Os avanços dos últimos dois dias abrem caminho para a continuação da contraofensiva rebelde em direção à capital.

Os rebeldes recuperaram a iniciativa militar, com o apoio da aviação internacional que abriu caminho com seus bombardeios, e ultrapassaram a localidade de Aguila, entre os pontos portuários de Ras Lanuf e Brega, segundo a rede de TV Al Jazeera.

De acordo com o canal, o avanço dos milicianos não foi detido desde que tomaram Ajdabiya, principal reduto de ligação do leste do país, e a cerca de 120 quilômetros de onde se encontra a missão avançada rebelde.

Os revolucionários conseguiram acabar com toda resistência em Ajdabiya com o apoio aéreo internacional onde havia fortes tropas leais ao ditador Muammar Gaddafi. Um dos generais foi preso.

Sem provisões, dominados pela aviação da coalizão internacional desdobrada para impor a zona de exclusão aérea, as brigadas de Gaddafi não abandonaram a luta, mas deixaram suas posições.

SOLUÇÃO DIPLOMÁTICA

O ministro de Exteriores italiano, Franco Frattini, anunciou neste domingo a possibilidade de que Itália e Alemanha proponham um plano conjunto para uma solução diplomática da crise líbia na cúpula de Londres com seus colegas dos países da coalizão contra o regime de Muammar Gaddafi.

"Temos um plano e veremos se poderá se traduzir em uma proposta ítalo-alemã", disse Frattini em entrevista publicada pelo jornal "La Repubblica", na qual acrescentou que essa proposta poderia se traduzir em "um documento conjunto" para ser apresentado na terça-feira em Londres.

Segundo o titular de Relações Exteriores italiano, o primeiro ponto do plano seria o cessar-fogo, que deverá ser verificado e controlado pelas Nações Unidas, assim como o estabelecimento de um corredor humanitário permanente, no qual, disse, "já estamos trabalhando com o governo turco".

Em relação ao plano político-diplomático, Frattini destacou que sua proposta se baseia em conseguir "um forte compromisso da União Africana e da Liga Árabe", assim como o "envolvimento dos grupos tribais" líbios, com o objetivo de elaborar uma Constituição para esse país.

Sobre o possível papel de Gaddafi, Frattini destacou que depois que toda a Europa e as Nações Unidas tenham repetido que o líder líbio "não é um interlocutor aceitável, não se pode pensar em uma solução que considere sua permanência no poder".

"Outra coisa é pensar em um exílio de Gaddafi, a União Africana já se encarregou de encontrar uma solução", disse o ministro italiano.

CORPOS

No mesmo dia em que os rebeldes retomaram o controle de duas importantes cidades do leste da Líbia, Ajdabiyah e Brega, os EUA disseram ontem que não há provas de que os bombardeios da coalizão internacional estejam matando civis. Em entrevista à CBS News, o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, acusou Gaddafi de espalhar cadáveres de pessoas mortas pelas tropas do regime pelas ruas do país.

As declarações de Gates chegam dias após o regime ter divulgado um balanço de que entre o domingo (20) e a quarta-feira (23), ao menos 114 pessoas morreram e mais de 445 ficaram feridas pelos ataques das forças internacionais.

"De 20 a 23 de março, 114 pessoas morreram e 445 ficaram feridas nos bombardeios da coalizão", declarou Khaled Omar, autoridade do Ministério da Saúde líbio.
Neste sábado, em reação, Gates disse à emissora americana CBS News que há "diversos relatórios de inteligência" sugerindo que Gaddafi estaria colocando corpos de civis mortos pelo Exército da Líbia nos locais que são alvo dos bombardeios das aeronaves da coalizão.

O secretário da Defesa disse ainda que a missão tem tomado "cuidado extremo" para não ferir civis.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles