segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Governo recebe lideranças indígenas do Paraná e discute ajuda às aldeias

O secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, recebeu nesta segunda-feira (7) o líder indígena Romancil Cretã, coordenador da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), para uma avaliação da situação e das dificuldades das aldeias no Paraná. Creta estava acompanhado de caciques de aldeias paranaenses e de membros do Conselho Indígena do Estado.

Durante a reunião foram discutidas questões como subsistência, meio ambiente, reserva ecológica, herança cultural e religiosa e acesso ao ensino médio e superior. O indígena caingangue Romancil Cretã pediu, ainda, a construção de 800 casas, a melhoria dos acessos às aldeias e a construção de 3 quilômetros de pavimentação dentro das aldeias.

Wilson Quinteiro solicitou às lideranças indígenas o envio de cópia de todos os programas em desenvolvimento nas aldeias e o levantamento do maquinário agrícola com detalhamento da área de plantio de cada reserva. “Nosso objetivo é dar todo apoio aos povos indígenas, seja na sua subsistência, por meio da agricultura, seja na área cultural e educacional, facilitando o acesso do índio ao ensino médio e superior”, disse o secretário.

Quinteiro também propôs a realização de um seminário com todas as comunidades indígenas do Estado para discutir as necessidades e elaborar projetos para o desenvolvimento das aldeias. “Estamos firmando parcerias com as universidades estaduais, o que vai aumentar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Relações com a Comunidade. Elas serão nossas parceiras na elaboração e implantação de projetos, no diagnóstico da situação agrícola e na inserção do jovem na universidade”, informou.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles