terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Depois de pedir a elevação do consumo, Lula assiste calado à disparada da inadimplência

Do Ucho:

Coisa de doido – Há exatos dois anos Luiz Inácio da Silva ocupava os meios de comunicação para pedir aos brasileiros que mergulhassem no mar do consumismo, evitando assim os efeitos da crise financeira internacional, a que o presidente decidiu de maneira galhofeira chamar de “marolinha”. Desde então, o ucho.info vem alertando para o perigo do endividamento do consumidor e o aumento da inadimplência. Na ocasião, o presidente-metalúrgico, em mais uma de suas falas irresponsáveis, disse que os jornalistas deste site torcem contra o Brasil, quando na verdade defendemos os interesses dos brasileiros.

Para provar que nossos alertas eram procedentes, sem jamais querer transformá-los em profecias, a Serasa informou nesta segunda-feira (13) que em novembro a inadimplência do consumidor registrou alta de 3,5%. Esta é a sétima taxa mensal positiva consecutiva e a maior em cinco anos. Na comparação com o mesmo mês de 2009, o aumento da inadimplência foi de 23,2%, o maior nível para os meses de novembro desde 2001. A Serasa atribuiu o resultado às dívidas geradas a partir das compras nas datas comemorativas a partir de outubro.

A inadimplência com cartões de crédito, financeiras, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços aumentou 7,7% em novembro, na comparação com o mês anterior. Já as dívidas com cheques sem fundos cresceram 13,4%% e com títulos protestados, 4,4%. Na outra ponta do preocupante cenário, as dívidas bancárias recuaram 2,3%. O que mostra que a concessão do crédito fácil foi uma enorme irresponsabilidade.

Ao deixar a Presidência da República daqui a pouco mais de duas semanas, Lula abandonará um séquito de incautos que acreditaram nos seus irresponsáveis apelos e saíram às compras. Para se ter ideia da extensão do estrago, o nível de endividamento das famílias brasileiras é recorde e o volume de dinheiro derramado pelas instituições financeiros no crédito ao consumidor deve chegar à casa dos R$ 650 bilhões ao final de dezembro, o que representa 50% do Produto Interno Bruto.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles