sábado, 4 de dezembro de 2010

Beto Richa anuncia Norberto Ortigara na Agricultura

O governador eleito do Paraná, Beto Richa, anunciou na manhã desta sexta-feira (3) o economista e técnico agrícola Norberto Ortigara como futuro Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento. O anúncio foi feito no encerramento do Programa Empreendedor Rural 2010, promovido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-PR), no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na presença de quase quatro mil pessoas. “Norberto tem uma estreita relação de trabalho, respeito e amizade com as pessoas e entidades que representam a agropecuária do Paraná. Elas me fizeram a sugestão e eu acatei com alegria, por ver que meu pensamento coincide com a aspiração do setor”, afirmou Richa.

Na Secretaria da Agricultura, Ortigara deve encaminhar criação da Agência de Desenvolvimento do Paraná e do Instituto de Defesa Agropecuária, outras duas sugestões de entidades que representam a agropecuária paranaense. “Queremos um governo parceiro, que vai trabalhar em sinergia com o setor produtivo para a geração de empregos e renda no campo”, afirmou Richa. “Nesse sentido, os órgãos públicos devem recuperar sua capacidade de planejamento e de apoio aos agricultores, naquilo que se refere à pesquisa, assistência técnica, defesa sanitária e gestão da logística, assim como na requalificação das centrais de abastecimento.”

A Agência de Desenvolvimento, proposta pela Faep, com apoio das demais entidades do setor, vai fomentar e estimular o setor, com iniciativas em parceria entre o Estado e o segmento produtivo. O Instituto de Defesa Agropecuária vai concluir o processo de estruturação da defesa sanitária do Paraná e, assim, garantir a inserção da produção local em novos mercados internacionais.

GM

Pelos discursos dos produtores e técnicos que estavam no encontro de empreendedores rurais em que a decisão foi divulgada, em Curitiba, Ortigara tem grande apoio dos produtores e encurta a distância entre o governo tucano e o setor rural.

“O novo secretário tem bom trânsito em todas as áreas e em todos os partidos. O governador foi muito feliz em sua escolha”, disse o presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Mene­­guette.

“Ele tem experiência e sensibilidade para os problemas da agricultura familiar e vai montar uma excelente equipe”, avaliou o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná (Fetaep), Ademir Mueller.

Beto Richa disse aos agricultores que nem Ortigara, secretário de Abastecimento sob seu comando na prefeitura de Curitiba, sabia de sua definição. Chamado ao palco, ele mostrou que estava pronto para aceitar o convite com um aperto de mão, dispensando microfones.

Criado na roça

O novo secretário disse que foi “criado na roça” e tem amplo conhecimento do meio rural. Gaúcho de Frederico Westphalen, norte do Rio Grande do Sul, contou ter 12 irmãos e que sua mãe, aos 88 anos, continua trabalhando com produção de gado leiteiro. Técnico agrícola graduado em economia, Ortigara cria 150 cabeças de gado numa propriedade de 66 hectares na Lapa, a 75 quilômetros de Curitiba. Uma parte da área é arrendada para produção de grãos e outra, coberta de florestas preservadas, relata.

“Tenho uma vida dedicada à agricultura, esse é o meu chão. Se vou me dar bem ou não como secretário é outro problema. Mas, por falta de conhecimento certamente isso não vai ocorrer”, disse. No Paraná desde 1974, ele ingressou no serviço público quatro anos depois. Foi diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura por três vezes a partir de 1989. Atuou como diretor da secretaria por duas vezes, a última entre 1999 e 2002. Depois disso, seguiu no serviço público como secretário de Abastecimento de Beto Richa. “Mantive contato próximo com o meio rural comprando alimentos da agricultura familiar para os programas da prefeitura”, relata.
Ortigara disse estar acostumado a trabalhar 17 horas por dia, chegando às 7 horas e voltando para casa no “horário que for necessário”. Não filiado a partidos políticos, argumentou preservar suas convicções. Disse que esse foi um dos motivos pelos quais deixou o governo do ex-governador Roberto Requião (PMDB) e foi trabalhar na prefeitura. “Gosto que as pessoas que trabalham comigo se desenvolvam. Não sou plantação de pínus, onde nada se cria embaixo. Esse não é muito o estilo dele [Requião] não. Minha porta como gestor público fica sempre aberta.”

Em sua avaliação, a agropecuária será prioridade no governo de Beto Richa. “Está assinado no plano de governo, do qual sou um dos autores”, disse.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles