segunda-feira, 22 de novembro de 2010

“Deixe-me emitir e controlar o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz suas leis”

Rede PDT - O Trabalhismo na Internet
Valmor Stédile,julho de 2005

A caminho de Coronel Vivida (PR), minha cidade natal, o então vereador e atual deputado federal Brizola Neto (RJ) lembrou algumas advertências de seu avô sobre o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e as cumplicidades do Partido dos Trabalhadores: "Leonel Brizola tinha uma capacidade de antever as situações. Por isso, logo no princípio do governo Lula, ele começou a identificar determinados rumos que não eram aqueles defendidos pelo PT ao longo de sua história. Ele comentava que isso não iria terminar bem".
O principal inconformismo dos brizolistas, naquela oportunidade, se devia à nomeação de Henrique Meirelles para a presidência do Banco Central. Na ocasião, Brizola foi taxativo apontando isto como comprovação de que Lula havia se entregado antes das eleições, estava apenas cumprindo um acordo de bastidores estabelecido com o sistema financeiro internacional pondo uma raposa (Meirelles) para cuidar do galinheiro (Banco Central). E isto efetivamente não acabou bem, estão aí a dívida externa mal resolvida - o governo Lula quitou débito de R$ 20 bilhões com o FMI, mas e o restante dos credores externos? - e o endividamento público interno na ordem de R$ 2.300.000.000.000,00 (dois trilhões e trezentos bilhões de reais).
Agora, ou a ex-pedetista Dilma Rousseff estabelece condições para fazer diferente - além de perseguir a queda da taxa de juros, poderia cumprir o preceito constitucional patrocinando auditagem nas dívidas (externa e interna) - ou cairá na mesmice realizando mais um governo de questionáveis aparências, como tivemos nessas últimas gestões presidenciais de Lula e FHC, entre outros que os antecederam, em que esta máxima dos banqueiros tem sido atendida: “Deixe-me emitir e controlar o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz suas leis” (Bauer Mayer Rothschild, 1838).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles