Sílvio Guedes Crespo
Estava ficando cada vez mais fácil, para os bancos brasileiros, captar dinheiro no exterior. Investidores estrangeiros querem fugir da baixa rentabilidade oferecida por papéis de países ricos, onde o juro é perto de zero, e buscam aplicar em mercados como o do Brasil, inclusive em papéis emitidos por bancos.
Com os problemas do banco Panamericano, no entanto, alguns investidores estrangeiros já manifestaram que estão com certo receio de pôr dinheiro em títulos de bancos brasileiros.
Cornel Bruhin, um administrador de fundos que manuseia US$ 600 milhões em mercados emergentes, disse à agência Bloomberg que as compras de títulos emitidos por instituições financeiras do País podem ser reduzidas.
“Podemos ver um enfraquecimento maior [do mercado de títulos privados] nas próximas semanas. Para um banco de segunda ou terceira categoria, será mais difícil emitir títulos”, afirma Bruhin, que trabalha na Clariden Leu AG em Zurique.
Bevan Rosenbloom, do banco britânico RBS, afirmou à mesma agência que preocupações sobre práticas financeiras podem limitar as vendas de títulos emitidos por bancos brasileiros médios.
A Bloomberg avalia que “o melhor ano para vendas de títulos de bancos pode ter acabado”. Desde janeiro, instituições financeiras do País captaram US$ 15,2 bilhões, quase quatro vezes mais do que no ano passado inteiro. Esse dinheiro vinha abastecendo a demanda por crédito no Brasil e também saciando o desejo dos investidores estrangeiros que buscam juros altos.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Estrangeiros manifestam receio de bancos médios do País


0 comentários :
Postar um comentário