sexta-feira, 1 de outubro de 2010

No domingo de eleições PM quase triplicará efetivo


Só na Grande Curitiba serão 300 veículos circulando pelas ruas

Nesta eleição, as pessoas detidas por crime eleitoral serão levadas para o TRE e não até a PUC (foto: Arquivo/JE)

Para garantir a tranquilidade das eleições no próximo domingo, o Comando da Polícia Militar do Paraná vai aumentar o efetivo em todas as cidades. Só na Grande Curitiba está previsto quase o triplo de viaturas nas ruas. Serão 300 carros na região da Capital e 980 no interior. Em domingos comuns, são 110 viaturas no trabalho. No total, 7,4 mil policiais estarão atuando, sendo 2,5 mil na Capital e Região Metropolitana, e 4,9 mil no interior. O Paraná conta com 5.711 locais de votação, sendo 1.004 em Curitiba e região metropolitana e 4.707 no interior do estado.
A Operação Eleições passa a vigorar, de maneira gradativa, a partir de amanhã, às 8 horas. “A Polícia Militar, a Policia Civil, a Federal e todos os órgãos de segurança pública estão trabalhando dedicadamente para que qualquer conduta que possa prejudicar as eleições seja cessada. A polícia continua trabalhando do jeito que sempre trabalhou. O nosso esforço é para que esta eleição seja a mais tranquila possível”, disse o major Éveron Cezar Puchetti Ferreira, porta voz da PM.

Também ficou definido que nos grandes colégios eleitorais a exemplo de Maringá, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu os detidos por crimes eleitorais serão encaminhados para Fóruns, Unidades da PM ou da Polícia Civil. Já nas pequenas cidades serão entregues em delegacias. Em Curitiba, serão encaminhados para a Sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em outros anos os detidos ficavam no ginásio da PUC-PR.
PRF — A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também costuma ter mais trabalho em dia de eleição. Normalmente o trânsito fica mais intenso em percursos de curta distância, de eleitores que residem na zona rural dos municípios e se dirigem à sede para votar. Com isso, o movimento no entorno das cidades deve ser intenso.

“Nas áreas de maior movimento teremos a fiscalização estratégicamente reforçada”, adianta o chefe da comunicação social da PRF no Paraná, inspetor Fabiano Moreno. Com atenção grande nas questões do transporte de passageiros e embriaguez do motorista.
Além destes fatores, a PM também adverte que a vigilância será grande contra os crimes eleitorais, como compra de voto, transporte ilegal de eleitores, boca de urna, desordem que prejudique os trabalhos eleitorais, sem esquecer os crimes comuns. “Qualquer cidadão que verificar uma ação suspeita de ser crime eleitoral poderá acionar o TRE pelo (41) 3330-8500, 3330-8674 ou 3330 8673. A justiça tribunal tem estrutura de atendimento para denúncias juntamente s policias do Paraná”, disse o major Puchetti.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles